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Tipo do documento: Dissertação
Título: Concordância verbal: uma proposta de ensino de discriminações condicionais utilizando software educativo
Título(s) alternativo(s): Verbal agreement: a proposal for teaching discrimination conditional using educational software
Autor: Cézar, Elisabete Honório Custódio 
Primeiro orientador: Moroz, Melania
Resumo: O fracasso escolar continua a fazer parte da realidade de nosso país, principalmente em alunos concluintes do Ciclo II do Ensino Fundamental. Muitos apresentam desempenho deficitário para a relação série/idade, por isso é necessário realizar pesquisas com novas metodologias que auxiliem os alunos em seu aprendizado. Pesquisadores da abordagem comportamental têm realizados estudos baseados no paradigma de equivalência de estímulos, com resultados positivos. O presente trabalho teve como propósito aplicar uma programação de ensino de Concordância Verbal em alunos retidos no final do Ciclo II do Ensino Fundamental, tendo como base o paradigma de equivalência de estímulos e utilizando o software educativo Mestre® (Goyos e Almeida, 1996). Participaram 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual da grande São Paulo. Inicialmente, ocorreu a avaliação do repertório de Concordância Verbal, por meio do Diagnóstico do Repertório em Concordância Verbal (DRCV), no qual se avaliaram diferentes relações entre nome/número/pronome/pessoa da conjugação verbal/verbo no presente/verbo no pretérito perfeito/ verbo no futuro do presente, sendo os verbos no Modo Indicativo com terminações AR, ER, IR com conjugação regular. Ocorreu o ensino de diferentes relações, e testou-se a emergência de outras relações não treinadas e realizou-se o Teste de Generalização para outros verbos não ensinados. Por fim, reaplicou-se o instrumento de avaliação do repertório de Concordância Verbal após encerrado o procedimento de ensino. Comparando o desempenho prévio com o apresentado após finalizado o ensino programado, verificou-se que todos os participantes melhoraram o desempenho, sendo que, com exceção de um deles, todos chegaram ao patamar desejável de 80% de acertos no mínimo. Os resultados mostrando o uso adequado das relações entre nome, número, pronome, pessoa da conjugação verbal e declinações do verbo pelos participantes, evidenciam que propostas de ensino com base na equivalência de estímulos, são eficazes no aperfeiçoamento do repertório de Concordância Verbal
Abstract: The failure of school continues to be part of the reality of our country, mainly in elementary school in São Paulo. Many students present performance deficient, so we need to search new methodologies to help students. Behavioral researchers have conducted studies based on the equivalence of stimuli model, with positive results. The present work proposes to teach adequate use of verbs to 20 students retained at the end of the elementary school. The teaching program is based in the equivalence of stimuli model and was applied with educational software Mestre® (Goyos e Almeida, 1996). First, there was the assessment of the Repertoire of Verbal Agreement by the Repertoire in Verbal Agreement (DRCV) which evaluated different relationships between name/number/pronoun/person of verbal/verb conjugation present perfect/past tense/ future with regular conjugation. Some relations were teached and, after than, emergence of other not trained and held the Test of Generalization for other verbs not taught. Finally, the DRCV was applied again, to measure performance after the experimental treatment. Comparing the prior performance with performance obtained with of the teaching procedure, except one participant, all the others presented have improved performance, getting the desirable goal, which was 80% correct answer at their least. The results show the adequate use of relations between name, number, pronoun, person of verbal conjugation by participants and point out that equivalence relations can be use with efficacy to improve the adequate use of verbs by individuals
Palavras-chave: Concordância verbal
Equivalência de estímulos
Software educativo
Ensino programado
Análise comportamental
Community concordance verbal
Equivalence of stimuli
Educational software
Programmed learning
Behavioral analysis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Cézar, Elisabete Honório Custódio. Verbal agreement: a proposal for teaching discrimination conditional using educational software. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15962
Data de defesa: 26-Nov-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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