REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Tese
Título: Relações Sociais: Estudo a partir da teoria de desenvolvimento de Henri Wallon
Título(s) alternativo(s): Social Relations: a study based on Henri Wallon´s theory of development
Autor(es): Dourado, Ione Collado Pacheco
Primeiro Orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa teórica de base documental bibliográfica que tem por objeto de estudo as características das relações sociais entre a criança e o meio a partir das descrições dos cinco estágios de desenvolvimento explicitadas nos documentos escritos por Henri Wallon (1879-1962) Os dados da pesquisa foram coletados e sistematizados mediante o estudo de quatro obras completas do autor: As origens do caráter na criança (1934/1995a), A evolução psicológica da criança (1941/1995b), Do acto ao pensamento (1942/1979), O Plano de Reforma Langevin-Wallon (1947a/1977) e duas coletâneas de artigos publicados pela revista Enfance e organizados, posteriomente, em forma de livros: Psicologia e educação da infância (1959/1975a) e Objetivos e métodos da Psicologia (1963/1975b) A coleta dos dados foi norteada pela leitura tendo como eixo as palavras: social, meio e suas derivadas (meio social, relação social, interação social, sociabilidade, socialização, socius) nos documentos citados A análise dos dados foi respaldada pela óptica do referencial teórico da literatura pesquisada sobre o tema assim como dos principais sistematizadores e comentadores da obra de Henri Wallon Para a pergunta norteadora deste estudo: Quais as características das relações sociais a partir das descrições dos estágios de desenvolvimento da teoria de Henri Wallon? encontrou-se como respostas: as relações simbióticas (simbiose fisiológica e simbiose afetiva) características do estágio Impulsivo-emocional as relações de reciprocidade alternante e bipolar características do estágio Sensório-motor e projetivo as relações de conflito e oposição características do estágio do Personalismo as relações de reciprocidade mais igualitárias no estágio Categorial e por fim as relações de conflito e oposição características do estágio da Puberdade-adolescência
Abstract: The present work is a theoretical research based on bibliographical documents whose object of study are the characteristics of the social relations between child and environment based on descriptions of the five stages of development contained in the documents written by Henri Wallon (1879-1962). Research data were collected and systematized through the study of four complete works of the author: Les origenes du caractère chez l´enfant (1934/2002), L´ évolution psychologique de l´enfant (1941/1968), De l´acte a la pensée (1942/1970), Plan Langevin-Wallon de la reforme de l´enseignement (1947a/1997) and two collections of articles published by the journal Enfance and edited, subsequently, in the form of books: Psychologie et Éducation de l´enfance (1959) and Buts et méthodes de la Psychologie (1963). Data collection was guided by the reading of the above-mentioned works, having the following words as axis: social, environment and their derivations (social environment, social relation, social interaction, sociability, socialization, socius). Data analysis was supported by the theoretical references, the literature that was researched on the theme, as well as the main systematizers and commentators of Henri Wallon s work. The question that guided the study was: What are the characteristics of the social relations based on the descriptions of the stages of development present in Henri Wallon s theory? . The following relations were found: firstly, symbiotic relations (physiological symbiosis and affective symbiosis), characteristic of the Impulsive-emotional stage. Secondly, reciprocity relations of an alternating and bipolar nature, characteristic of the Motor-sensorial and projective stage. Thirdly, conflict and opposition relations, characteristic of the stage of Personalism. Fourthly, reciprocity relations of a more egalitarian nature in the Categorial stage, and finally, conflict and opposition relations characteristic of the Puberty-adolescence stage.
Palavras-chave: Relações Sociais
Princípios Educacionais
Henri Wallon´s theory of development
Social relations
Educational Principles.
Wallon, Henri, 1879-1962 - Crítica e interpretação
Desenvolvimento infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Dourado, Ione Collado Pacheco. Relações Sociais: Estudo a partir da teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. 2005. 224 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16011
Data do documento: 5-Out-2005
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