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Tipo do documento: Dissertação
Título: A autoridade na relação educativa
Autor: Guzzoni, Margarida Abreu
Primeiro orientador: Davis, Cláudia Leme Ferreira
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a concepção de autoridade, disciplina e liberdade em professoras de 1ª a 4ª série da escola fundamental. Para tanto, investigou-se, em uma escola padrão do bairro de Pinheiros, oito docentes, duas de cada série. Utilizou-se, como procedimento de coleta de dados, entrevista não estruturada. Categorias de respostas foram levantadas de modo a permitir uma análise mais qualitativa das respostas fornecidas. Os resultados mostraram não haver diferenças na natureza das concepções das professoras a respeito dos conceitos abordados, em função da série em que lecionam. Verificou-se, ainda, que inexiste reflexão clara a respeito do que vem a ser e como se expressa, em sala de aula, a autoridade docente, a disciplina e a liberdade discente. Tais dados indicam a necessidade de se trabalhar - em cursos e ou orientações técnicas - estes aspectos junto às professoras, de modo a se alcançar uma prática pedagógica mais eficiente
Abstract: The objective of this study was to verify the concept of authority, discipline and liberty to first through fourth grade teachers in the elementary school. For such work, eight teachers, two in each grade from a model school in Pinheiros were interviewed. For data, a non-structured interview format was used. Categories of answers were devised in order to allow a more qualitative analysis of the given answers. The results showed that regardless of the grades they teach, there was no difference in the nature of the above mentioned concepts to the teachers. It was also found that there is no clear thought about what is the teacher's authority and -discipline, and students' freedom, and how all is expressed in the classroom. Such data indicate the need to work on such concepts through courses and/ or technical orientation for teachers, so that a more efficient pedagogical method may be reached
Palavras-chave: Autoridade do professor
Escola fundamental
Prática pedagógica
Disciplina escolar
Professor e aluno
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Guzzoni, Margarida Abreu. A autoridade na relação educativa. 1994. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16022
Data de defesa: 30-Mar-1994
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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