???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16028
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRetz, Raquel de Godoy-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253388J2por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Wanda Maria Junqueira de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:56:29Z-
dc.date.available2012-06-22-
dc.date.issued2012-05-14-
dc.identifier.citationRetz, Raquel de Godoy. A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios. 2012. 199 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16028-
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa é compreender a autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento, na atividade executada - o estágio. Considerando as categorias teóricas e de análise do Materialismo Histórico Dialético, e estudos sobre a atividade , conforme a teoria da Clinica da Atividade de Yves Clot, a proposta de estudo está focada na técnica da autoconfrontação com as alterações propostas pela pesquisadora. Duas alunas de pedagogia- estagiárias - são filmadas dando aulas, depois, passam pela etapa da autoconfrontação, e assistem trechos de suas aulas. A pesquisadora questiona-as sobre suas atividades na sala de aula e intervém com propostas, opiniões e questionamentos. O enfoque na técnica da autoconfrontação, como possível ferramenta na formação inicial de docentes, apoia-se em teóricos que consideram a reflexão como principal quesito no processo de formação profissional. Na análise das autoconfrontações, o centro de observações é as reflexões expressadas pelas estagiárias, os movimentos, mudanças de atividades, na comparação entre as autoconfrontaçõespor
dc.description.abstractThe main goal of this study is to understand the self-confrontation as a possibility of reflection and movement in the performed activity the practice during the trainee period. Considering the theoretical and analytical categories of Dialectical Historical Materialism, and studies about the activity , according to the theory of Clinical Activity by Yves Clot, the study proposition is focused on the self-confrontation technique, with some changes proposed by this researcher. Two pedagogy students (trainees) are recorded while teaching and, then, go through the self-confrontation stage, in which they watch their own practices during the recorded classes. The researcher questions about the classes, makes propositions and gives suggestions about those practices. The focus on the self-confrontation technique as an appropriate tool for the formal education of teachers is based in theories which consider reflection as the main part of the professional education process. During the analysis of the self-confrontations, the points of observation are the reflections expressed by the trainees and their movements, the variations of activities, and the comparison between self-confrontationseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raquel de Godoy Retz.pdf: 817499 bytes, checksum: 3a5a92a7c1feee288e37fb44e4523d39 (MD5) Previous issue date: 2012-05-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32246/Raquel%20de%20Godoy%20Retz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividade docentepor
dc.subjectAutoconfrontaçãopor
dc.subjectClínica da atividadepor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectPsicologia sócio históricapor
dc.subjectTeaching activityeng
dc.subjectSelf-confrontationeng
dc.subjectClinical activityeng
dc.subjectFormal education of teacherseng
dc.subjectSocio-historic psychologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleA autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágiospor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel de Godoy Retz.pdf798,34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.