???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16030
Tipo do documento: Dissertação
Título: O jovem da escola pública e suas significações sobre seu futuro
Título(s) alternativo(s): The juvenile at public school and their meanings about their future
Autor: Baciega, Solange Alves Silva 
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: [INTRODUÇÃO] Pesquisa qualitativa que buscou analisar como o jovem, inserido em uma escola pública da cidade de São Paulo, significa seu projeto de futuro, ou seja, que sentidos e significados constitui acerca não só do projeto, como do processo de construção do mesmo. [METODOLOGIA] Foram realizados dois momentos distintos para possibilitar a coleta de dados: 1) discussão proposta pelo Grupo Focal; 2) dinâmica da Caixa de Diálogo . Complementar a esses encontros se fez ainda, uma entrevista com o gestor da unidade escolar. O procedimento de análise foi orientado pela divisão das falas significativas dos sujeitos em categorias. [RESULTADOS/DISCUSSÃO] A análise nos permitiu a percepção dos anseios dos jovens e certa insegurança em relação a diferentes aspectos ligados a seu projeto de futuro. Os principais pontos emergentes foram: a expectativa pelo ingresso no ensino superior; a escolha profissional; o emprego que lhe garantiria subsistência digna; a escola como espaço de socialização rico e de estrutura frágil para preparar para a vida profissional; a falta de autonomia das escolas para atenderem as características peculiares formativas de cada comunidade; o apoio das famílias; entre outros. [CONCLUSÃO] Concluímos que os jovens em meio as suas necessidades e inseguranças reconhecem o espaço escolar como facilitador na construção de seu projeto de futuro mesmo cientes de suas fragilidades
Abstract: [Introduction] qualitative study that sought to analyze how the young, inserted at a public school in a city of Sao Paulo, means your future project, namely that meanings is not only about the project, as the process construction of the same. [METHODS] There were two different times to enable data collection: 1) proposed by the focus group discussion, 2) the dynamics of "Dialog Box". Complementary to these meetings became also an interview with the principal of the school unit. The analysis procedure was guided by the division of the significant speeches of the subjects into its categories. [RESULTS / DISCUSSION] The analysis led to the perception of the concerns of youth and uncertainties with regard to different aspects related to your own future project. The main points emerging were: the expectation of entering higher education, career choice, employment that provides a decent living; school as a socialization rich and fragile structure to prepare for professional life, lack of autonomy to meet the unique characteristics of each community training, support families, among others. [CONCLUSION] We concluded that young people in their needs and insecurities recognize the school as a facilitator in building your future project even aware of their fragilities
Palavras-chave: Educação pública
Adolescentes
Projeto de futuro
Public education
Young people
Project for the future
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Baciega, Solange Alves Silva. The juvenile at public school and their meanings about their future. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16030
Data de defesa: 16-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solange Alves Silva Baciega.pdf808,83 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.