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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentidos e significados de egressos da licenciatura em matemática à sua formação inicial
Título(s) alternativo(s): Licensure in Mathematics: senses and meanings of the graduates to initial education
Autor: Voigt, Jane Mery Richter 
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: Especialmente na última década, houve grande mudança em relação à natureza dos componentes curriculares dos cursos de licenciatura. A matriz curricular passou a contemplar com maior intensidade as disciplinas pedagógicas e houve maior integração dessas com as disciplinas específicas do curso. Considerando esses aspectos, o objetivo desta pesquisa é investigar os sentidos e significados constituídos por um grupo de egressos do curso de Licenciatura em Matemática à sua formação inicial, considerando a sua prática docente desenvolvida no momento da investigação como uma das mediações constitutivas de tais significações. Como pressuposto teórico e metodológico, adota-se o materialismo histórico e dialético. Participaram da pesquisa egressos do Curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina, referente aos anos de 2007, 2008 e 2009. Como instrumento, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas e entrevista. A análise do questionário permitiu a seleção dos quatro sujeitos para entrevista, bem como contribuiu para escolha de temas a serem aprofundados na segunda etapa de coleta de dados. A análise dos dados coletados por meio da entrevista foi realizada de acordo com a proposta denominada Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2006). Os resultados destacam aspectos considerados importantes relativos a formação inicial: as condições institucionais durante a formação como significativas para o desempenho e formação do licenciado; os aspectos pedagógicos como fundamentais para a formação do professor; o exemplo das práticas dos professores formadores e a troca de experiências com os colegas de curso. As significações sobre a prática dos egressos revelam preocupação com a aprendizagem dos seus alunos, por exemplo, eles trabalham a partir dos conhecimentos prévios e dialogam com eles. Porém, o curso ainda reforça a dicotomia entre teoria e prática, principalmente no que se refere ao estágio. Entende-se que os cursos de formação inicial têm um papel muito importante em todos os aspectos do desenvolvimento profissional, comprometendose com o contexto e a cultura em que este se desenvolve
Abstract: Especially in the last decade, there has been great change in the nature of the curriculum components in the undergraduate degree courses (licensures). The syllabus has included more intensely pedagogical disciplines and there has been a greater integration of these disciplines with the specific disciplines of the course. Having in mind these aspects, the aim of this research is to investigate the senses and meanings that a group of Mathematics teaching course graduates attributes to the initial education, considering their teaching practice that has been developed at the time of the investigation as constituent mediations of such meanings. As the theoretical and methodological assumption, the dialectical and historical materialism is adopted. The participants of the research were graduates in Mathematics teaching course from a university of Santa Catarina, who finished the course in 2007, 2008 and 2009. The instrument used to collect the data was a questionnaire with open and closed questions and an interview. The analysis of the questionnaire allowed the selection of four individuals to be interviewed, and the choice of some topics to be further developed in the second stage of the data collection. The analysis of the data collected through the interview was conducted in accordance with the proposal called Core of Meaning by Aguiar and Ozella (2006). The results indicate important aspects related to the initial education: the institutional conditions during the indicial education as significant for the graduates performance and education; the pedagogic aspects as fundamental to the teacher education; the example of the professors practice and the exchange of experiences with the classmates. The meanings about the practice of the graduates reveal the concern with their own students learning, for example they consider the students previous knowledge establishing a dialogue with the new knowledge. However the course also reinforces the dichotomy between theory and practice, particularly regarding to the pre-service teacher training. It is understood that the initial education courses have a very important role in all aspects of professional development, engaging with the context and culture in which it develops
Palavras-chave: Licenciatura em Matemática
Psicologia sócio-histórica
Formação de professores
Mathematics teaching course
Social-historical psychology
Teacher education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Voigt, Jane Mery Richter. Licensure in Mathematics: senses and meanings of the graduates to initial education. 2012. 174 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16065
Data de defesa: 13-Dec-2012
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