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dc.creatorSilva, Priscila Magalhães Gomes Collet-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4974082H3por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Wanda Maria Junqueira de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:56:38Z-
dc.date.available2013-07-30-
dc.date.issued2013-06-13-
dc.identifier.citationSilva, Priscila Magalhães Gomes Collet. Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16093-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender e analisar as significações construídas por professores acerca de um processo de formação cujo tema era a educação inclusiva e sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por eles, frente à questão em foco. Entende-se que na educação inclusiva os alunos devem ter suas diferenças respeitadas e suas potencialidades reconhecidas. A formação estudada nesta pesquisa é nomeada como inclusiva, uma vez que também pretende respeitar as diferenças dos professores e acima de tudo reconhecer e resgatar suas possibilidades. Considerando o objetivo proposto, optou-se pelo referencial teórico-metodológico utilizado pela Psicologia Sócio-Histórica. Como fontes de informações, foram realizadas entrevistas abertas com duas professoras, que participaram, ativamente, da formação. Para complementar e enriquecer as análises também foram utilizadas cartas escritas por todos os participantes e uma narrativa dos processos vividos nos encontros da formação feita pela formadora. As fontes ofereceram elementos importantes para a realização da análise e interpretação. Como procedimento de análise, foram utilizados os Núcleos de Significação, que possibilitaram uma aproximação do processo de construção dos sentidos e dos significados, atribuídos pelos sujeitos, e permitiram que a análise fosse além do aparente. As considerações finais desta pesquisa indicam alguns pontos importantes que podem contribuir com o planejamento das formações de professores que pretendem trabalhar a prática educacional, tornando-as mais inclusivas e respeitadoras da diversidade presente nas escolaspor
dc.description.abstractThe objective of this research study is to understand and analyze the meanings of an inclusive education training process and the pedagogical practices developed by teachers. It is understood that in inclusive education students must have their differences respected and their potential recognized. The training studied in this research is named as inclusive as it also intends to respect the differences of teachers and foremost recognize and redeem their possibilities. Considering the proposed objective, we opted for the theoretical and methodological framework used by Socio-Historical Psychology. As sources of information, open interviews were conducted with two teachers, who participated actively in training. Letters written by all the participants and a narrative of the training process conducted by the trainer were used to complement and enrich the analysis. The sources offered important elements to perform the analysis and interpretation. For the analysis procedure we used the Nucleus of Meaning, which enabled an approximation of the construction of meanings and the meanings attributed by subjects allowing the analysis to go beyond the obvious. The final considerations of this study indicate some important points that can contribute to the planning of the training of teachers who want to work in education, making them more inclusive and respectful of the diversity present in schoolseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Magalhaes Gomes Collet Silva.pdf: 1103730 bytes, checksum: 5492563e257330c37c7054ac75c27fd1 (MD5) Previous issue date: 2013-06-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32362/Priscila%20Magalhaes%20Gomes%20Collet%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPsicologia sócio-históricapor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSocio-historical psychologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleFormação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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