???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16103
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano
Autor: Jarussi, Margarete Borsi 
Primeiro orientador: Almeida, Laurinda Ramalho de
Resumo: A partir das legislações 11.114/05 e 11.274/06 o Ensino Fundamental passou a ter duração de nove anos, e o ingresso de crianças no 1º ano com seis anos de idade. Mudanças educacionais têm implicações diretas no cotidiano escolar, sobretudo na atuação do professor do 1º ano. A presente pesquisa teve como objeto de estudo identificar e compreender sentimentos e emoções de professores que lecionam para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. Priorizou-se a dimensão afetiva, e o referencial teórico escolhido foi a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino da Grande São Paulo. O caminho metodológico percorrido foi de cunho qualitativo, e para a produção de informações foram realizadas entrevistas individuais com duas professoras que lecionam para o 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos e que atuaram como professoras da 1ª série do Ensino Fundamental de oito anos. A partir das entrevistas foram elaborados quadros e sínteses para auxiliarem na discussão dos dados. Para a caracterização das professoras foi utilizado questionário informativo. Os resultados evidenciaram que as professoras se sentem inseguras no que se refere à sua prática pedagógica e aos conteúdos do 1º ano e apontaram pouco conhecimento sobre os documentos oficiais referentes ao ensino de nove anos. Os dados revelaram a necessidade de uma formação continuada que leve em consideração os aspectos afetivo, cognitivo e motor do professor, ampliando o canal de comunicação e privilegiando a escuta e o diálogo
Abstract: Since educational laws 11.11405 and 11.274 elementary education has now a nine year length and the admission of first year students at the age of six, respectively. Educational chances have direct implications on school routine, especially on first year teacher interaction. The present research aim to indentify and comprise first year teacher feelings and emotions in the nine year elementary education. Prioritizing affective dimensions, the theoretical reference adopted is Henri Wallon´s theory of development. The research was made at a state school in the São Paulo metropolitan region. The methodological approach is qualitative and, in order to produce data, two first year teachers of the new length elementary education that also taught in the first year of eight year elementary education were interviewed. Whereof interviews, charts and synthesis were elaborated to assist the data discussion. For teachers characterization, a informative questionnaire was set. The results shown teachers feel insecure when it comes to pedagogical practice and first year content, pointing little knowledge on nine year elementary education official documents. Data revealed a further training necessity that engenders teachers affective, cognitive and motor aspects, increasing communication channels, privileging listening and dialogue
Palavras-chave: Ensino Fundamental de nove anos
Sentimentos
Professores
Wallon
Nine-Year elementart education
Teachers
Wallon
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Jarussi, Margarete Borsi. Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16103
Data de defesa: 8-Oct-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Margarete Borsi Jarussi.pdf607,2 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.