REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16111
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre as significações dos professores de ciências do ensino fundamental II da rede escolar SESI-SP atribuídas ao material didático de ciências
Autor(es): Oliveira, Laôr Fernandes de
Primeiro Orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as significações constituídas pelos professores em relação ao material didático de Ciências elaborado pela rede escolar SESI-SP. Por meio do estudo das significações construídas por estes professores de Ciências, acreditamos ser possível conhecer aspectos importantes do docente, da estrutura das escolas SESI-SP, de sua proposta educacional e, particularmente, do material didático em foco. Como instrumento para o estudo das significações, os sujeitos desta pesquisa responderam um questionário contendo questões fechadas e questões abertas. Após o recolhimento dos dados foram efetuadas as tabulações das questões fechadas e elaboração de núcleos de significação das questões abertas para o enriquecimento e a aprofundamento das questões levantadas na literatura. O trabalho, baseado na Psicologia Sócio-Histórica, utilizou o procedimento dos Núcleos de Significação conforme descrito por Aguiar e Ozella (2006) para a análise dos dados obtidos. Concluiu-se que o material didático de Ciências é considerado um recurso importante para os sujeitos dessa pesquisa, conferindo-lhe status e funções privilegiadas, na medida em que é através dele que o professor organiza, desenvolve e avalia seu trabalho pedagógico de sala de aula. Porém, algumas significações apontam para a necessidade de que sejam realizados mais encontros de formação continuada que abordem a compreensão da proposta metodológica desse material e sua utilização em sala de aula, permitindo aos professores se tornem autores de sua própria prática. A necessidade de melhoria na estrutura física das unidades escolares, bem como de uma revisão de algumas atividades propostas no material didático em foco são outros fatores apreendidos a partir das significações dos sujeitos desta pesquisa
Abstract: This work aims at analyzing the significations constituted by the teachers concerning the Science textbook produced by the SESI-SP school chain. By studying the significations constructed by these Science teachers, we believe that it s possible to learn important aspects of the teachers, the physical structure at the SESI-SP schools and, particularly, the science textbook in focus. As a tool for the study of the significations, the subjects completed a questionnaire, containing both multiple choice and open questions. After collecting the data, the multiple choice questions were tabulated and the chores of significations were created for the open questions, so as to enrich and deepen the issues raised in the literature. The work, based on the Sociohistorical Psychology, used the procedure of Chores of Significations, as described by Aguiar and Ozella (2006) for the analysis of the collected data. The conclusion was that the science textbook is considered an important resource for the subjects in this research, conferring privileged status and functions to the extent that, by using it, teachers organize, develop and evaluate their pedagogical work in the classroom. However, some significations showed the need for more continuing education meetings that address the understanding of the methodological approach of this course book and its use in the classroom, allowing teachers to become authors of their own practice. The need to improve the physical structure of school units, as well as a review of some of the activities proposed in the textbook in focus are other factors learned from the significations of the subjects of this research
Palavras-chave: Material didático
Ciências
Significação
Professor
Ensino
Textbook
Science
Signification
Teacher
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Oliveira, Laôr Fernandes de. Um estudo sobre as significações dos professores de ciências do ensino fundamental II da rede escolar SESI-SP atribuídas ao material didático de ciências. 2013. 324 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16111
Data do documento: 24-Out-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laor Fernandes de Oliveira.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.