???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16155
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desafios e conquistas de um aluno que procura a escola aos 55 anos
Autor: Assis, Léa Nunes de
Primeiro orientador: Almeida, Laurinda Ramalho de
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender como se deu o processo de inserção na escola, os aprendizados e os sentimentos vivenciados por um aluno de 55 anos que procurou a escola pela primeira vez (um curso de educação de jovens e adultos EJA). Para tanto, procurou-se apreender a história de vida desse aluno, bem como o início do seu percurso na escola. O referencial teórico utilizado foi a psicogenética Walloniana. Os resultados apontam que a mediação da afetividade, que no caso se deu pela proximidade da professora e pelo recurso da literatura, introduziu com prazer o aluno na escola, levou-o a se apropriar da leitura e escrita e, em consequência, elevar sua autoestima
Abstract: The objective of this search was to comprise how the insertion process occurred, the learning and the feelings experienced by a 55 years old student who has looked for a school for the first time in his life (The Education for Young People and Adults course). For that sought out to understand this student s history of life, as well as the beginning of his way in the school. The Henry Wallon s psychogenetic was the theoretical background used. The results lead us to an affective mediation. In this case it happened by the approach of the teacher and the Literature resources, introducing with great pleasure the student into school, making himself to appropriate the lecture, the written and in consequence boost his self-esteem
Palavras-chave: Afetividade
Educação de Jovens e Adultos
EJA
Letramento
Affective
Education for young people and adults
Literacy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Assis, Léa Nunes de. Desafios e conquistas de um aluno que procura a escola aos 55 anos. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16155
Data de defesa: 4-Sep-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lea Nunes de Assis.pdf859,9 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.