REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16166
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento da teoria da mente e da linguagem: como as crianças explicam desejos, intenções e crenças
Título(s) alternativo(s): Language and theory of mind development: how children explain their wishes, intentions and beliefs
Autor(es): Pellegrini, Rosimeire Aparecida Vicente
Primeiro Orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: O desenvolvimento da habilidade de compreender estados mentais desejos, intenções e crenças tem sido estudado sob o nome de Teoria da Mente. É durante os primeiros anos de vida que as crianças adquirem essa habilidade de compreender que as outras pessoas possuem desejos, intenções, emoções e crenças, que podem ser diferentes das suas. A teoria da mente é marco importante no desenvolvimento sociocognitivo, pois permite explicar e predizer o comportamento dos outros, facilitando, assim, as relações interpessoais. O objetivo desta pesquisa é investigar como crianças fazem atribuições de estados mentais de desejos, intenções e crenças a personagens de histórias e analisar as justificativas dadas, de modo a verificar a hipótese de relação entre o desenvolvimento da linguagem e da teoria da mente, dando-se atenção específica ao uso de verbos epistêmicos (saber, achar, acreditar, pensar) e à capacidade de dar respostas coerentes nas justificativas das tarefas de teoria da mente. É também objetivo da pesquisa controlar o efeito de ordem na aplicação da Escala de Tarefas e verificar a relação com a idade na compreensão de estados mentais. Participaram do estudo 70 crianças com idade variando de 3 anos a 5 anos e 11 meses, provenientes de famílias de nível socioeconômico médio e médio alto, que frequentavam uma escola de educação infantil da rede particular de ensino, na cidade de São Caetano do Sul, na grande São Paulo. Foi feita uma prova de nível verbal e aplicadas as sete tarefas da escala. Os resultados mostram que as crianças, ao serem convidadas a justificarem suas respostas nas tarefas de teoria da mente, em sua grande maioria, refletem sobre suas respostas erradas e se autocorrigem, apontando para a compreensão dos estados mentais. Quanto à variável efeito de ordem na aplicação da Escala, foi constatado que algumas tarefas, consideradas pela literatura como sendo mais difíceis, mostraram-se de fácil compreensão para os participantes da pesquisa. Salienta-se que esses resultados são preliminares e outros estudos envolvendo um número maior de crianças brasileiras são necessários para avaliação da Escala de Tarefas de Teoria da Mente. Em relação à variável idade, os resultados concordam com a literatura, uma vez que as crianças tenderam a responder precocemente as tarefas de desejos e, tardiamente, as tarefas de crença falsa. Outro dado que também coincide com estudos anteriores é o uso de verbos epistêmicos, pelas crianças, antes mesmo da compreensão de estados mentais. Esses resultados amparam a hipótese de uma relação entre a teoria da mente e o desenvolvimento da linguagem
Abstract: The skill development in understanding mental states wishes, intentions and beliefs has been studied by the name of Theory of Mind. It s at the early ages that children acquire the ability of understanding that other people have wishes, intentions and beliefs that can be different from theirs. The Theory of Mind is an important moment in the social cognitive development, because it allows us to explain and predict people s behavior, making interpersonal relationships easier. The objective of this research was to investigate how children attribute mental states of wishes, intentions and beliefs to stories characters and to analyse the given justifications in a way to verify the hypothesis of the relation between the language development and the theory of mind, focusing on the use of epistemic verbs (to know, to think, and to believe) and the ability to give coherent answers in the justifications of the theory of mind tasks. It was also the objective of this research to control the order effect in the application of the Scaling Tasks and to verify the relation to the age in mental states comprehension. 70 children in the age between 3 years old and 5 years and 11 months old from average and average high standard of living families who attended classes in a private school in São Caetano do Sul, a city in São Paulo took part of the study. A test of verbal level was done and seven Scaling Tasks were applied. The results showed that most of the children, when invited to justify their answers in the tasks of the theory of mind, reflected about their wrong answers and corrected themselves pointing out to the comprehension of the mental states. Regarding the variable order effect in the application of the Scale, it was noticed that some tasks which were considered more difficult by the literature were shown to be of easy comprehension to the participants of this research. It s important to emphasize that these results are preliminary and other studies involving a larger number of Brazilian kids are necessary to evaluate Scaling Tasks in the Theory of Mind. Regarding the difference in ages, the results agree with the literature, once the children tended to answer precociously to the tasks of wishes and tardily to the tasks of false belief. Another fact that also coincides with the former studies is the use of epistemic verbs by the children before the comprehension of mental verbs. These results support the hypothesis of a relation between the theory of mind and the language development
Palavras-chave: Teoria da mente
Desenvolvimento cognitivo
Educação infantil
Theory of mind
Cognitive development
Childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Pellegrini, Rosimeire Aparecida Vicente. Language and theory of mind development: how children explain their wishes, intentions and beliefs. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16166
Data do documento: 2-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosimeire Aparecida Vicente Pellegrini.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.