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Tipo do documento: Dissertação
Título: O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores
Autor: Andrade, Marília Santana 
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: A discussão sobre a inclusão de crianças com deficiências na rede regular de ensino e as concepções e práticas escolares, dentre outros aspectos que abordam a inclusão, estão entre as temáticas em maior evidência na atualidade, pois se reportam à integração de pessoas com deficiências, em pleno gozo de sua cidadania, com direitos e deveres de participação e contribuição social. Este trabalho pretende discutir a inclusão, no âmbito educacional, bem como suas possíveis implicações no cenário educacional brasileiro, mais especificamente no piauiense, sobretudo quando se consideram as recentes diretrizes e recomendações de organizações nacionais e internacionais a respeito do assunto. Dessa forma, o presente trabalho tem como principal objetivo desvelar como está sendo feita a inclusão de crianças com deficiência nas escolas da rede de ensino público de Teresina, Piauí. A metodologia da pesquisa referenciada neste trabalho é a pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa e, para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Uma análise geral de todas as respostas dadas pelos entrevistados possibilita-nos dizer que a implementação da política de inclusão escolar desenvolve-se de modo a proporcionar garantias de inclusão e integração dos alunos no ambiente escolar
Abstract: The discussion on the inclusion of children with disabilities in the regular school system and the concepts and school practices, among other aspects that address inclusion, are among the themes in greater evidence today as it relates to the integration of people with deficiencies in good standing of their citizens, with rights and duties of social participation and contribution. This paper discusses the inclusion in the educational field as well as its possible implications in the Brazilian educational scenario, but specifically in Piauí, especially when you consider the recent guidelines and recommendations of national and international organizations on the subject. Thus, this study aims to unveil how it is being made to include children in special schools network of public education of Teresina - Piauí. The research methodology referenced in this work is exploratory and descriptive research with qualitative approach and data collection used the semi-structured interview. A general analysis of all answers given by respondents allows us to say that the implementation of the educational inclusion policy is developed to provide guarantees inclusion and integration of students in the school environment
Palavras-chave: Escola inclusiva
Deficiência
Ensino regular
Práticas escolares
Inclusive education
Disabilities
Regular education
School practices
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Andrade, Marília Santana. O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16201
Data de defesa: 16-Oct-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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