???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16242
Tipo do documento: Tese
Título: Um olhar sobre a 5ª série do ensino fundamental: reflexões acerca das práticas educativas e da formação docente
Autor: Lopes, Adriana Lourenço
Primeiro orientador: Moroz, Melania
Resumo: Tendo como referência a reflexão de B. F. Skinner sobre Educação - considerando o processo de ensino como um ato planejado, pelo professor, que deve ter como conseqüência a aprendizagem pelo aluno - este trabalho teve como objetivo, caracterizar as práticas educativas em sala de aula de professores que atuam na 5a série, visando a levantar subsídios para propostas de formação docente. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo. Os dados foram obtidos em situações estruturadas e informais, utilizando diferentes estratégias: especialmente observação (em sala de aula), depoimentos (questionário e conversas informais com professores) e documentos oficiais da escola; em sala de aula, foram observadas as práticas educativas de seis professores, de diferentes disciplinas, em suas respectivas turmas. Os dados relativos às práticas educativas presentes em sala de aula foram tratados tendo por modelo a Análise Funcional, colocando-se em foco as interações pedagógicas entre professores e alunos. Dentre outros aspectos, foram analisadas as condições contratuais dos docentes, as características do contexto escolar, as condições fornecidas por decisões administrativas e, especialmente, as práticas educativas de cada participante, sejam as mais freqüentes e peculiares sejam as esporádicas. A partir dos resultados, coloca-se em discussão aspectos relativos às práticas educativas na 5ª série e à formação docente em serviço, indicando algumas possibilidades e limites.
Abstract: Having the reflection by B. F. Skinner on Education as reference who consider the teaching process as an act planned by the teacher, and that shall result in the student s learning this study aimed at characterizing the educational practices employed in the classroom by 5th grade teachers, in order to raise information and proposals for teaching staff formation. The research was carried out in a municipal Elementary School in the city of São Paulo. Data were collected in structured and informal situations, using different strategies: observations, mainly (in the classroom), statements (questionnaire and informal conversation with teachers), and school official documents; in the classroom, educational practices of six teachers of different subjects were observed in their respective groups. Data on educational practices in the classroom were treated based on the Functional Analysis model, focusing on the pedagogical interactions between teacher and students. Among the aspects analyzed are the teachers contract conditions, the characteristics of the school context, the conditions provided by administrative decisions and, specially, the educational practices by each participant, both the frequent and peculiar and the sporadic ones. From the results, aspects on educational practices employed in the 5th grade and the current teaching staff formation are discussed, indicating some possibilities and limits.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Processo ensino-aprendizagem
Práticas educativas
Formação docente
Análise funcional
Elementary school
Teaching-learning process
Educational practices
Teaching staff formation
Functional analysis
Professores de ensino fundamental -- Formacao profissional
Pratica de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Lopes, Adriana Lourenço. Um olhar sobre a 5ª série do ensino fundamental: reflexões acerca das práticas educativas e da formação docente. 2006. 178 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16242
Data de defesa: 12-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese ADRIANA LOURENCO LOPES.pdf589,63 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.