???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16318
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e Desenvolvimento: um estudo sobre como o professor relaciona educação escolar e desenvolvimento humano
Autor: Marcolino, Suzana
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: A presente pesquisa pretende investigar como o professor relaciona educação escolar e desenvolvimento humano. Apoiamo-nos, nesta pesquisa, nos estudos da escola de Vigotski para a educação que traz uma valorosa contribuição para o entendimento das relações postas entre educação escolar e desenvolvimento humano. Dentro desta perspectiva, a função mediadora do professor é essencial, uma vez, que este profissional será o principal mediador entre o conhecimento historicamente acumulado e o desenvolvimento dos alunos. Para empreender o estudo, optamos pela abordagem de estudo de caso e para a coleta dos dados utilizamos a entrevista semi-estruturada e observação como estratégia auxiliar. Em relação à escolha do sujeito consideramos, a necessidade de encontrar um professor com características definidas. Procuramos um professor formado em Pedagogia, com no mínimo quatro anos de atuação no magistério. Outro critério para a escolha do professor, foi um desenvolvimento profissional que nos permitisse reconhecer engajamento em seu trabalho e também um certo investimento em formação profissional. Para a organização e análise dos dados, empregamos os núcleos significação. A partir da fala do sujeito elaboramos os seguintes núcleos de significação: A escolha profissional e as transformações dos sentidos e significados acerca do trabalho educativo; O processo de ampliação dos sentidos e significados da prática educativa;Os sentidos e significados do trabalho docente; Educação escolar e desenvolvimento humano. Verificamos, que embora a professora aceite a educação escolar como capaz de possibilitar desenvolvimento, o não aprofundamento a respeito do que seja os processos de aprendizagem e desenvolvimento, suas especificidades e relações, obscurece a compreensão das interconexões entre educação escolar e desenvolvimento humano.
Palavras-chave: educação
desenvolvimento
aprendizagem
Psicologia educacional
Psicologia do desenvolvimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Marcolino, Suzana. Educação e Desenvolvimento: um estudo sobre como o professor relaciona educação escolar e desenvolvimento humano. 2005. 258 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16318
Data de defesa: 23-May-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
epd.pdf817,2 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.