REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16319
Tipo: Tese
Título: Sentimentos e emoções: um estudo com professores e alunos de medicina veterinária
Autor(es): Silva, Angelica do Rocio Carvalho
Primeiro Orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: A docência em Medicina Veterinária é um campo de pesquisa ainda pouco explorado e um enfoque que considere o aluno e o professor deste curso de forma integrada, levando em conta sua afetividade, cognição, aspectos motores e suas relações com o processo ensino-aprendizagem inexiste. Esta pesquisa foi elaborada a partir destas constatações e da importância atribuída a uma abordagem integradora como indispensável em qualquer processo formativo. A proposta deste trabalho baseou-se na premissa de que a mobilização corporal gera mudanças afetivas e cognitivas no indivíduo, influenciando na relação professor-aluno e no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma faculdade de Medicina Veterinária e envolveu professores e alunos. Constou das seguintes etapas: aplicação de um questionário para conhecer os sentimentos e emoções dos participantes em aulas teóricas e práticas; seleção e aplicação de exercícios de Bioenergética a partir dos resultados do questionário e realização de duas entrevistas semi-estruturadas, com intervalo de seis meses entre elas, sendo a primeira, logo após os exercícios. Para a análise e discussão utilizaram-se como referentes teóricos, conceitos e princípios da Teoria de Desenvolvimento de Henri Wallon e princípios da Bioenergética. A mobilização corporal permitiu a percepção e conscientização dos professores e alunos sobre seus sentimentos e emoções, sobre mudanças ocorridas nestas dimensões e também nos aspectos cognitivos, que se refletiram nas relações interpessoais e na forma de lidar com as situações de forma geral. Percebeu-se então a integração dos aspectos que constituem os indivíduos e sua influência na relação professor-aluno e no processo ensino-aprendizagem no curso de Medicina Veterinária.
Abstract: ABSTRACT The teaching profession in Veterinary Medicine is a field of research which has not been very much explored yet and it has not virtually considered the student and the professor of this course as a whole, taking into account the emotions, the cognition and the motor aspects. This reasearch was elaborated from these ascertains and from the importance given to the integrating approach as being essential in any education process. The proposal of this work is based on the premise that body movement can provide affection and cognitive changes in the person and influence their interpersonal relationships and the teaching-learning process. The research was carried in a Veterinary Medicine College and involved professors and students of this course. The stages were: applying a questionnaire to know the feelings and the emotions of the participants, in theoretical and practical lessons; selecting Bioenergetic exercises based on the results of the questionnaire and applying them to teachers and students; making two semistructured interviews, in an interval of six months between them, and finally having the organization, analysis and discussion of the data. The concepts and principles of the theory of Henri Wallon and the principles of the Bioenergetic were used as theoretical references to the analysis and the discussion. The body movement allowed the perception and the consciousness of the professors and the students about their emotions and feelings, and the changes that happened with them and also concerning the cognitive aspects, reflected over the interpersonal relationships and in the way of dealing with situations in general. Therefore it could be proved the integration of the aspects that form the individuals and the influence in the professor-student relation as well as in the teaching-learning process in the Veterinary Medicine course.
Palavras-chave: processo ensino-aprendizagem
ensino superior
afetividade
teaching-learning process
Veterinary Medicine
emotion
Veterinária - Estudo e ensino
Análise da interação na educação
Professores e alunos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Silva, Angelica do Rocio Carvalho. Sentimentos e emoções: um estudo com professores e alunos de medicina veterinária. 2005. 381 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16319
Data do documento: 30-Mai-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Angelica Silva.pdf
  Restricted Access
6,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.