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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada: os sentidos atribuídos na voz do professor
Autor: Altenfelder, Anna Helena 
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: O objetivo deste trabalho é apreender os sentidos que o professor atribui aos processos de formação continuada pelos quais passou. A referênciateórico-metodológica é a Psicologia Sócio-Histórica de LS. Vigotski e seus seguidores. Nesta perspectiva, discute-se a concepção de homem e de mundo e algumas categorias fundamentais para a análise dos dados coletados, como: consciência, sentido, significado, afetividade, enfocando seus processos de constituição, as mediações e a importância para as formas de pensar, agir e sentir do sujeito. Apresenta-se, também, uma revisão críticas das principais concepções de formação continuada no Brasil, discutindo-se os desafios enfrentados hoje nos processo de desenvolvimento profissional dos educadores. A pesquisa envolveu três professores com experiência docente nas séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de um município paulista. Foram realizados três encontros em grupo nos quais foram aplicados diferentes instrumentos, como: relato de vida, entrevista em grupo e a escolha de uma obra de arte, pelos sujeitos, como recurso para mobilizar a reflexão a-partir de uma questão norteadora. Para a análise, tomou-se a fala dos sujeitos organizadas em núcleos e, tendo como marco a teoria sócio-histórica, empreendeu-se um esforço de buscar as emoções, necessidades, que, ao se configurarem em motivos, impulsionaram cada uma das entrevistadas para as diferentes ações ao longo da carreira docente. A análise interpretativa construtiva possibilitou evidenciar indicadores que, permitiram compreender as determinações e os aspectos volitivos, afetivos e cognitivos que produziram os sentidos que cada uma atribui aos processos de formação continuada. O trabalho enfatizou a formação continuada como parte integrante do trabalho docente, a escola como lócus preferencial deste processo, a importância do trabalho coletivo e de se considerar as relações interpessoais nos processos de formação continuada. Apontou também a necessidade de novos estudos e pesquisas que auxiliem ultrapassar a dicotomia entre teoria e prática ainda presentes no discurso e no trabalho docente
Abstract: The aim of the present study is to understand the meaning that teachers give to the process of continuous development offered to them. The theoretical reference is the social-historical Psychology of L.S. Vigotski and his followers. The conception of world and human beings is discussed and some fundamental categories for the data analysis, such as: consciousness, sense, meaning, affection, focusing on the process that constitute them, the mediations and their importance for the ways of thinking, acting and feeling. A critical review of teachers continuous development in Brasil and its present challenges are discussed. The research involved three teachers with experience in the first years of fundamental education and working for a public school in a city in the state of São Paulo. The data were collected in meetings with the group where life report, group interview and the selection of a picture with an art work and a question as a resource for reflection were used. The analysis was developed from the participants speech organised in nucleus based on the social-historical theory as an attempt to understand the emotions and needs that motivated each of the participants to different actions during their career. The analysis, in an interpretative constructed movement, allowed the evidence of indicators to understand wishes, affective and cognitive factors as determinant for lhe I meanings each ofthe participants attribute to the process of continuous development. The present study emphasises the continuous development as an integrated aspect of the teachers work and the school as a privileged locus for this process, the importance of team work and interpersonal relations. It also points the need of studies to help a better understanding of lhe dichotomy between theory and practice still present in teachers speech and work
Palavras-chave: Professores -- Formacao profissional
Formacao continuada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Altenfelder, Anna Helena. Formação continuada: os sentidos atribuídos na voz do professor. 2004. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16351
Data de defesa: 30-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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