???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16356
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre a universidade: seu projeto na fala do aluno e do profissional
Autor: Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves 
Primeiro orientador: Moroz, Melania
Resumo: Inserindo-se a análise na perspectiva histórica de formação das instituições de ensino superior no Brasil, o objetivo deste trabalho foi compreender o projeto atribuído à universidade, focalizando avaliações que graduados e graduandos fazem dela. Alunos ingressantes no Curso de Fonoaudiologia em 1990, 1992 e 1996 foram os sujeitos. Inicialmente, coletando dados por meio de questionários, propostos em pelo menos duas ocasiões diferentes, os graduandos comentavam suas impressões, expectativas, experiências mais positivas e experiências mais negativas. Posteriormente foram entrevistados cinco profissionais (dois ex-graduandos da turma de 90 e três exgraduandos da turma de 92) com o objetivo de aprofundar tópicos que a análise dos questionários revelou como emergentes. Os resultados pontuam que as avaliações que alunos fazem da universidade trazem semprea marca da perspectiva de melhor profissionalização, entendida de forma estreita, e a varorizaçãode aspectos pessoais em detrimento dos acadêmicos. Os profissionais continuam avaliando a universidade pelo olhar do mercado de trabalho e suas determinações, entendendo-a como uma instituição submissa a critérios exteriores a ela, ao invés de percebê-la como, no mínimo semente de questionamentos de nossa sociedade. Nas conclusões aponta-se para a distorção do papel da universidade. Ao invés de se privilegiara construção de conhecimento inserida numa perspectiva de desenvolvimento da cidadania para a maioria da população, o critério é a inserção no mercado de trabalho, de forma acrítica, aceitando-se passivamente suas regras, fato que se tomou uma realidade,das mais problemáticas, e produto do neoliberalismo
Palavras-chave: Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Avaliacao
Dissertacoes academicas -- Historia -- Brasil
Ensino superior
Insercao no mercado de trabalho
Profissionalismo
Vida universitaria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves. Reflexões sobre a universidade: seu projeto na fala do aluno e do profissional. 1997. 262 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16356
Data de defesa: 30-Nov-1997
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni.pdf27,81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.