???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386
Tipo do documento: Dissertação
Título: Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
Autor: Cunha, Elianne Madza de Almeida 
Primeiro orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: As diferenças relacionadas aos gêneros masculino e feminino estão indiscutivelmente presentes em nossa sociedade, na qual é sempre possível perceber exemplos de como os gêneros se apresentam distinta ou até antagonicamente em termos de características físicas, expectativas de comportamento, de papeis sociais e de divisão de tarefas. Assim, a educação de meninos e meninas se diferencia desde muito cedo, e cabe à criança assimilar as informações referentes ao seu gênero, construir significações e organizá-las a fim de comportar-se como membro competente de sua cultura. Esta pesquisa trata das manifestações de identidade de gênero por crianças pré-escolares. O objetivo foi verificar como a criança percebe seu pertencimento a uma categoria de gênero, e como expressa essa condição por meio da brincadeira e da manipulação de brinquedos tipificados pelos gêneros. Participaram deste estudo 18 crianças, sendo 9 meninas e 9 meninos, com idades entre 4 anos e 10 meses e 5 anos e 11 meses, de nível socioeconômico baixo. As crianças foram filmadas em trios, na presença de 10 brinquedos - 5 brinquedos considerados masculinos e 5 considerados femininos. Foram analisadas as escolhas preferenciais e o tempo de manipulação. Os resultados sugerem que meninos e meninas tendem a escolher e manipular preferencialmente os brinquedos que culturalmente são considerados apropriados ao seu gênero
Abstract: The differences related to genders male and female are unquestionably presents in our society, where is always possible realize examples of how genders are presented distinctly or even oppositely about physical characteristics, expectation of behavior, social roles and task divisions. Therefore, the education of boys and girls differ much early, and it is due to the children assimilate the informations regarding their gender, construct significances and organize them in order to behave as a competent member of their culture. This study analyzes schoolchild manifestations of gender identity. The objective was verify how the child perceives his or her participation in a gender category, and how expresses this condition through games and manipulation of typical toys to boys and girls. 18 children (9 boys and 9 girls) took part in this study, aged between 4 years and 10 months and 5 years and 11 months of low social and economic levels. The children were filmed in trios, and there also were 10 available toys to them 5 typical boys toys and 5 typical girls toys. The preferential choices and the time of manipulation were analyzed. The results suggest that boys and girls tend to choose and manipulate mainly the toys that are culturally considered to each gender
Palavras-chave: Identidade de gênero
Gênero
Brinquedos
Gender identity
Gender
Toys
Identidade (Psicologia)
Sexo -- Diferencas (Psicologia) em criancas
Brinquedos -- Aspectos psicologicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Cunha, Elianne Madza de Almeida. Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386
Data de defesa: 13-Jun-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elianne Madza de Almeida Cunha.pdf343,17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.