REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16405
Tipo: Tese
Título: O processo de internalização: investigando adultos em um contexto escolar
Autor(es): Schlindwein, Luciane Maria
Primeiro Orientador: Davis, Claudia Leme Ferreira
Resumo: Este trabalho tem como foco central o estudo do processo de internalização em indivíduos adultos, especificamente em professores envolvidos em programas de capacitação em serviço. Sua relevância situa-se no fato de haver uma lacuna no estudo dos fatores psicológicos atuantes na aquisição e/ou transformação dos conteúdos desenvolvidos nos diversos programas de formação continuada. A abordagem sociocultural, especialmente os trabalhos desenvolvidos por Vygotsky e seus seguidores, subsidiou teoricamente esta investigação. A unidade de análise adotada foi o significado da palavra, tal como ele se configura nas tramas interpessoais em adultos (considerando-se os aspectos cognitivos, afetivo-volitivos e os valores envolvidos na palavra/signo). Participaram dessa pesquisa professores do Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries), de uma escola da rede estadual de ensino, situada na periferia do município de ltajaí, em Santa Catarlna. Estes profissionais eram, em sua maioria, habilitados e possuíam estabilidade no emprego. A ênfase do trabalho está no processo de mudança engendrado nas e pelas interações entre os professores-participantes, em situações de estudo, intencionalmente criadas, nos moldes promovidos pela rede estadual de ensino. Os resultados pretenderam contribuir para o esclarecimento dos mecanismos implicados no processo de intemalização em adultos, ou seja, sujeitos que já contam com uma trajetória acadêmica e profissional delineada. Para tanto, buscou apontar alternativas possíveis e mais proficuas para os programas de capacitação em serviço
Abstract: This research work focuses on the study of the intemalization process of adults, specifically teachers involved in service training programs. Its relevance hinges on the existence of a gap in the study of psychological factors acting on the addition or transfonnation of content developed in the various training programs. This research was theoretically based on a socio-cultural approach, particularly on works developed by Vygotsky end their implications. The unit of analysis used was the meaning of the word as it appears in interpersonal relationships between adults (taking into consideration the affective-volitive, cognitive aspects and the values involved in the word/signal). The subjects of this research are the elementary school teachers (fifth to eight grade) of a state school, located in the suburb of the municipality of Itajaí, Santa Catarina. Most of these professionals are graduates and have stable jobs. The emphesis of this work is on the process of change engendered in and through the interactions between the teachers/subjects of this research, within study situations, intentionally created according to the service training models promoted by the state education network. The results of this research are intended to contribute to the clarification of mechanisms involved in the intemalization process of adults who aheady have their academic and professional path mapped out, by pointing out possible alternatives for the service training programs
Palavras-chave: Professores -- Formacao profissional
Capacitacao
Processo de aprendizagem
Tolerancia
Psicologia da Educacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Schlindwein, Luciane Maria. O processo de internalização: investigando adultos em um contexto escolar. 1999. 200 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16405
Data do documento: 30-Nov-1999
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciane Maria Schlindwein.pdf
  Restricted Access
11,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.