???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTorres, Suzana Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Placco, Vera Maria Nigro de Souza-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:31Z-
dc.date.available2008-08-12-
dc.date.issued1994-11-30-
dc.identifier.citationTorres, Suzana Rodrigues. Ouvir/falar: um exercício necessário na interação de docentes e não-docentes. 1994. 239 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16409-
dc.description.resumoFrente às crises pelas quais passa a educação, os professores têm sido enfaticamente destacados. É certo que seu papel é fundamental para qualquer tentativa de superação das crises. Entretanto, suas possibilidades de ação e transfonnação recebem múltiplos fatores intervenientes, indicando a necessidade de análises mais amplas que contribuam para o desvelamento destas interferências. A escola é vista como um espaço socialmente constituído, no qual os professores não atuam isoladamente, mas em parceria com outros educadores. Pela forma com que muitas escolas se organizam, a equipe técnica é que mantém ações mais diretamente vinculadas aos professores. Assim, as interações entre docentes e não-docentes se constituem em importantes focos de investigação. Numa perspectiva sócio-histórica, as interações são construídas a partir de conteúdos sociais e histórico-culturais, gerando representações internalizadas de papéis e contra-papéis. No cotidiano das ações destes educadores, estas representações permeiam as diversas situações, contribuindo ou dificultando interações significativas e possibilitadoras de processos de transformação. o ocultamento destas representações é visto como um aspecto mantenedor das estruturas organizacionais da escola, que vêm se caracterizando pelas fragmentações do trabalho, divisões hierárquicas e desapropriações dos saberes dos professores. Por outro lado, o comonto das representações dos docentes e não-docentes, construídos ao longo de suas trajetórias, desvelando-as, pode significar reposicionamentos e alterações. Pretendendo levantar indícios destas interações, para que os não-docentes tenham referências mais espontâneas dos professores sobre sua atuação, podendo revê-Ias e para criar espaços para que os docentes se coloquem, optamos por OUVIR / FALAR com os professores, como um caminho metodológico a esta pesquisa, mas, principalmente, como um exercício que deva ser incorporado às interações destes educadores, no cotidiano de suas vivênciaspor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:57:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Suzana Rodrigues Torres.pdf: 11882025 bytes, checksum: 3c18651135a5bcd6a8cb58e10ddad333 (MD5) Previous issue date: 1994-11-30eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32625/Suzana%20Rodrigues%20Torres.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectOrientacao educacionalpor
dc.subjectProfessor e alunopor
dc.subjectProfessores -- Formacao profissionalpor
dc.subjectCotidiano na escolapor
dc.subjectDesenvolvimento e aprendizagempor
dc.subjectFormacao de professorespor
dc.subjectOrientacao vocacionalpor
dc.subjectPsicologia da Educacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleOuvir/falar: um exercício necessário na interação de docentes e não-docentespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suzana Rodrigues Torres.pdf11,6 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.