???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMozzer, Geisa Nunes de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782755Z7por
dc.contributor.advisor1Maluf, Maria Regina-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:32Z-
dc.date.available2008-08-13-
dc.date.issued1994-11-30-
dc.identifier.citationMozzer, Geisa Nunes de Souza. Um estudo sobre a memória em crianças de 5 a 7 anos. 1994. 134 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16411-
dc.description.resumoA presente dissertação pretende estudar o desempenho de crianças de 5 (cinco) a 7 (sete) anos de idade em tarefas que envolvem o uso da memória imediata de instruções em situação de jogo. Pretende-se verificar como as crianças, nesta faixa etária, usam os instrumentos e signos, culturalmente transmitidos, no processo de formação das funções psicológicas superiores. Para tanto, retoma-se os experimentos desenvolvidos por Leontiev, no enfoque da psicologia sócio-histórica. A pesquisa experimental foi realizada com 40 pré-escolares em uma escola particular na cidade de Goiânia, estado de Goiás. As crianças foram examinadas individualmente em uma situação de jogo onde foram realizadas três tipos de tarefas envolvendo a memória. Os resultados sugeriram que as crianças se beneficiaram do auxílio de instrumentos externos (cartões coloridos servindo de auxílio mnemônico) e da ajuda do adulto. Estes resultados se mostraram com maior evidência na medida em que aumentou a faixa etária das crianças estudadaspor
dc.description.abstractThis essay intends to study the performance of children among 5 and 7 years old, in tasks involving the use of immediate memory in game's situation. We attempt to verify how the children, among this age, use the tools and signs, culturally transmitted, in the superior psychologieal function's formation process.This study retakes the experiments developed by Leontiev, in the social-historic psychology focus. We carried out an experimental research with 40 children in a private school in Goiânia eity, state of Goiás, Brazil. Each child was individually tested in a game situation where was carried out three types of tasks involving memory. The results suggested that the ehildren got benefits using the help of adult and extenal tools (8 colored cards). These results were more evident as children's age increaseseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:57:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geisa Nunes de Souza Mozzer.pdf: 5921746 bytes, checksum: b13454db95cc3c16b9da057b88df3b30 (MD5) Previous issue date: 1994-11-30eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32566/Geisa%20Nunes%20de%20Souza%20Mozzer.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectMemoria na criancapor
dc.subjectFuncoes psicologicaspor
dc.subjectSignospor
dc.subjectPsicologia da Educacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleUm estudo sobre a memória em crianças de 5 a 7 anospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geisa Nunes de Souza Mozzer.pdf5,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.