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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análises das representações sociais de professores e alunos sobre a avaliação na escola: um caminho construído coletivamente
Autor: Medda, Maria Conceição Gobbo
Primeiro orientador: Sousa, Clarilza Prado de
Resumo: O presente estudo investigou as representações sociais de professores e alunos sobre a avaliação escolar e propôs a ação e a reflexão coletivas como um caminho para a compreensão dos fenômenos que envolvem a avaliação, no cotidiano escolar. Nessa perspectiva, o estudo implicou também em considerações a respeito do desenvolvimento da consciência do professor sobre a sua prática, uma vez que as representações sociais permitem o conhecimento da consciência, constituindo-se no ponto de partida para a sua análise, sendo a expressão de seus conteúdos. Constituiu-se o grupo estudado de nove professores e nove alunos de 5ª série, de uma escola pública estadual da cidade de São Paulo. As informações junto a esse grupo foram coletadas por meio de entrevistas coletivas e, posterior discussão dos dados com o grupo, oportunizando repensar a prática pedagógica, analisando as situações de sala de aula, a partir da avaliação. Assim sendo, a pesquisa privilegiou os espaços da prática pedagógica como fonte direta de coleta de dados e situou-se, em todo o seu desenvolvimento, nesse cotidiano do aprender-ensinar. Os resultados evidenciaram a necessidade do trabalho dialógico, coletivo e crítico dentro da escola, numa direção em que a prática pedagógica possa ser explicitada e utilizada, transformando-se num meio importante para criar novos conhecimentos, possibilitando aos educadores, se necessário, reordenar o cotidiano em que vivem. Nesse sentido, a exploração das contradições que se manifestaram na avaliação e a discussão dos contornos e das finalidades a quem vem servindo dentro da escola, constituíram-se numa janela privilegiadapara olhar o panorama escolar, indicando novos caminhos para se redirecionar a prática avaliativa
Palavras-chave: Ensino programado -- Avaliacao
Escola Experimental da Lapa, Sao Paulo, SP
Rendimento escolar
Avaliacao da aprendizagem
Avaliacao escolar
Pratica pedagogica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Medda, Maria Conceição Gobbo. Análises das representações sociais de professores e alunos sobre a avaliação na escola: um caminho construído coletivamente. 1995. 141 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16421
Data de defesa: 30-Nov-1995
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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