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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições da psicologia sócio-histórica para a educação inclusiva: os sentidos produzidos por professores da educação infantil de uma cidade do Vale do Jequitinhonha acerca da inclusão escolar
Autor: Murta, Agnes Maria Gomes 
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo, a partir da fala dos professores, analisar o processo de constituição/produção dos sentidos subjetivos dos professores da educação infantil, acerca da inclusão escolar de crianças com deficiência no ensino regular (deficiências estas, que geram necessidades educacionais especiais). A Inclusão escolar é o processo de eliminação de todas as barreiras impeditivas (atitudinais, arquitetõnicas, programáticas - equipamentos e procedimentos técnicos etc.) garantindo assim, o acesso do aluno à educação; é antes de tudo uma atitude de aceitação das diferenças, não uma simples colocação em sala de aula. Considerando o objetivo proposto optou-se como metodologia, por uma pesquisa de campo que teve como referencial teórico-metodológico a Psicologia Sócio-Histórica. A entrevista semi-estruturada e recorrente, como instrumento para a coleta dos indicadores. Foram escolhidas duas professoras e realizadas entre os meses de dezembro de 2002 a julho de 2003 cinco entrevistas com cada uma dessas professoras. Mais que simplesmente discutir sobre o processo de inclusão escolar, a intenção desta pesquisa foi, produzir explicações e/ou hipóteses sobre as contradições e mediações existentes neste processo. Certamente tal produção poderá contribuir para um novo olhar, novas reflexões e análises, contribuindo assim para a produção de novas perguntas que nos indiquem novos caminhos e formas de atuar na educação inclusiva. As reflexões finais desta pesquisa nos apontam a necessidade de maior cuidado com as definições e conceito acerca da inclusão, pois, se assim não for, estes acabarão perdendo sua essência, seu valor heuristico, e não serão capazes de subsidiar eficazmente as práticas sociais inclusivas
Abstract: The objective of this study was to analyze the constructivel productive process of subjective feelings of professors working in the field of child education for school inclusion of children with learning disabilities in primary schools (deficiencies, which require special attention in education). School inclusion is the process of eliminating impeditive barriers (attitude, architectonic, programmatic - technical processes and infrastructure, etc.), which guarantees the student an education; above alI, it is an attitude of the acceptance of the differences, and not simply a question of mereIy pIacing the student in the classroom. The objective used a qualitative approach by means of Psychological Social- Historical. As theory-methodological approach the semi-structured interview was used as an instrumental toei for data collection. During the months of December 2002 and July 2003, two professors were each interviewedtive times. More than simply discuss about the process of school inclusion, the fundamental intention of this study was to expIain andlor hypothesize regarding the contradictions and existing mediations of this process. Certainly such production could contribute to a new outlook and new reflections and analysis, contributing in this manner to the production of unexpIored questions, which may point to new avenues and forros teaching in education. Final thought and reflection of this study points to the need to take cace of the definitions and concepts regarding inclusion, because, if not, its overalI essence, its heuristic value will be lost, and they will not able to effectively subsidize the inclusive social practices
Palavras-chave: Educacao de criancas
Educacao inclusiva
Deficiencia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Murta, Agnes Maria Gomes. Contribuições da psicologia sócio-histórica para a educação inclusiva: os sentidos produzidos por professores da educação infantil de uma cidade do Vale do Jequitinhonha acerca da inclusão escolar. 2004. 282 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16442
Data de defesa: 30-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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