REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16464
Tipo: Tese
Título: Um estudo sobre as propostas de B. F. Skinner e as de L. S. Vygotsky: a contribuição de uma aproximação
Autor(es): Lucci, Marcos Antonio
Primeiro Orientador: Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa
Resumo: Formar profissionais úteis à sociedade, que possam atuar de forma ética no atendimento à maioria da população, proporcionando-lhes saberes que os habilitem a promover transformações sociais, sempre norteou nossa prática docente. Na busca de subsídios para nossas aulas, deparamos com semelhanças entre os postulados teóricos de Skinner e Vygotsky, nos suscitou uma reflexão sobre pontos de aproximação o que entre eles. Essa possibilidade de aproximação entre o pensamento desses autores nos levou ao seguinte questionamento: em que a aproximação entre as abordagens de Skinner e de Vygotsky poderá contribuir para enriquecer e aprimorar os conhecimentos da psicologia da educação? A partir dessa questão e das pesquisas a que nos dedicamos, corpo desse trabalho visando a esclarecê-la, foi surgindo o o objetivo do presente estudo é, portanto, contribuir para a ampliação das possibilidades teóricas na fundamentação do trabalho educacional e, também, no aprimoramento da formação de profissionais da Educação, a partir da análise aproximativa das propostas dos autores estudados. Por constituir um estudo teórico, para atingir os objetivos propostos, recorremos à bibliografia disponível dos autores e de outros estudiosos que desenvolveram trabalhos sobre as propostas analisadas. Os dados encontrados sobre as suas teorias revelam que elas se aproximam em vários pontos, mas o principal deles, sem dúvida, consiste em que os autores consideram que é por meio da interação entre o homem e seu meio, isto é, com o social, mediada pela linguagem, que o homem se constrói como tal. Os resultados apontam para a necessidade de que mais estudos deste tipo sejam realizados, para que haja mais ampla compreensão das teorias da psicologia da educação, visando à melhor fundamentação do trabalho educacional
Abstract: To graduate useful professionals to society that can act in ethic for attending knowledge to the that of rnost the part an way population offering thern enables thern promete social changes, always guided our teaching practice. In searching aids for our lessons, we came across resemblances between Skinner and Vygotsky's theorical that postulates raised us reflexion the points between of approaches a on them. This led us to the following inquiry: in which aspects could these mentioned collaborate to enrich and to authors improve subject of educational psychology? Starting from the of the researches that the was devoted, and one seeking to clear her, it went appearnig the body of this work. The main of was to the study present purpose contribute for the enlargernent of the theoretic possibilities to the background of the educational work and also to improve the development of the professional of education starting at the comparative analysis authours' of the studied propositions. Our theoretical study is and for us to reach the available proposed objectives the authours ran over we studious that developed works on j bibliography and of others the analyzed proposals. The data found in their theories reveal that though they come close in several aspects, the most irnportant one, however, authours consider: through the it is, what the is interaction between the rnan and your social ambient, rnediated by language, that man constitutes himself. The results point out for the need of accornplishing more of this studies so that we could have better kind of background for educational purpose
Palavras-chave: Skinner, Burrhus Frederic 1904-1990 -- Critica e interpretacao
Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934 -- Critica e interpretacao
Educacao
Professores -- Formacao profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Lucci, Marcos Antonio. Um estudo sobre as propostas de B. F. Skinner e as de L. S. Vygotsky: a contribuição de uma aproximação. 2004. 198 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16464
Data do documento: 30-Nov-2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Antonio Lucci.pdf
  Restricted Access
8,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.