???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16466
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentidos atribuidos a uma experiência desafiadora: o desafio de confeccionar um livro de história infantil
Autor: Martin, Mara Westin Lemos 
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: Este trabalho pretende ser uma contribuição para a Psicologia da Educação e seus estudos sobre a produção de sentidos numa Perspectiva Sócio-Histórica. O presente trabalho tem por objetivo analisar os sentidos atribuídos por uma aluna do Curso Normal Superior a uma vivência que conteve elementos entendidos pela pesquisadora e pelos próprios alunos/professores como desafiadores. Ao analisar como as experiências estão sendo vivenciadas, podemos refletir, levantar hipóteses, e apontar caminhos, mostrando que dependendo de como o adulto vivencia estas experiências, muitas portas se abrem, existindo a possibilidade de encontrar formas que superem a reprodução, o medo, o reforço da impotência, ou não. O trabalho teve como ponto de partida uma atividade de confecção de um livro de história infantil, no ano de 2002, com alunos que freqüentavam o Curso Normal Superior. Inicialmente, cada aluno/professor escreveu um relato de sua experiência pessoal vivenciada na confecção do livro. A partir de então, foi escolhido um sujeito sem experiência profissional na área de Educação, com o qual se realizou uma entrevista semi-estruturada, gravada e posteriormente, transcrita. A análise foi realizada, tendo-se como unidade a palavra com significado. Para tal, o discurso do sujeito foi organizado em núcleos de significação, para em seguida proceder-se à análise propriamente dita. Este estudo possibilitou-nos perceber que as situações desafiadoras geram estados emocionais muito intensos e complexos que em primeira instância desconhecemos. Não podemos negar este estado emocional, que é dinâmico e produz sentidos. Nosso desafio foi tentar entendê-lo para então, apontarmos algumas pistas, para que situações desafiadoras sejam enfrentadas com maior qualidade
Abstract: This work is intended as a contribution to the psychology of education and its studies on the production of meaning from a socio-historic perspective. This work aims to analyze the meaning attributed by one student on the Teacher Training Course at university to the experience which contained elements understood by the researcher and by the students/teachers themselves to be challenging. By analyzing how experiences are encountered, we can reflect, raise hypotheses, and identify paths, showing that depending on how the adult encounters these experiences, many doors are opened, there being the possibility of finding ways which overcome the reproduction, the fear, the reinforcement of impotence, or not. The work used an activity to produce a children's story book as its starting point, in the year 2002, with students attending the Teacher Training Course at university. Initially, each student/teacher wrote a report on their personal experience in the production of the book. From then on, a subject with no professional experience in the area of education was chosen, who was given a semi-structured interview which was taped and later transcribed. Analysis was carried out, the object being the significant word. To such an end, the subject's speech was organized into nucleuses of signification, to then proceed with proper analysis. This study allowed us to see that challenging situations generate very intense and complex emotional states which in the first instance we were unaware of. We cannot deny this emotional state, which is dynamic and produces meaning. Our challenge was to attempt to understand it to then identify some cluesin arder for challenging situations to be faced with greater quality
Palavras-chave: Perspectiva sócio-histórica
Formação de professores
Socio-historic perspective
Teacher training
Challenging situations
Meanmg
Affectivity
Sentidos
Afetividade
Crianca -- Livros e leiitura
Professores -- Formacao profissional
Situacoes desafiadoras
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Martin, Mara Westin Lemos. Sentidos atribuidos a uma experiência desafiadora: o desafio de confeccionar um livro de história infantil. 2004. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16466
Data de defesa: 30-Nov-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mara Westin Lemos Martin.pdf6,93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.