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Tipo do documento: Tese
Título: O ensinar e o aprender a fazer renda de bilro: estudo sobre a apropriação da atividade na perspectiva histórico-cultural
Autor: Zanella, Andréa Vieira 
Primeiro orientador: Davis, Cláudia Leme Ferreira
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo estudar a produção e apropriação da significação da atividade no processo de ensinar e aprender a renda de bilro. Para tanto, a análise da trama dialógica e dialética que caracteriza as relações sociais ganhou destaque, na medida em que pautamo-nos no pressuposto de que as atividades humanas imprimem marcas, em maior ou em menor grau, nos sujeitos que as engendram, dependendo das significações socialmente produzidas e particularmente apropriadas. Os dados analisados consistiram em episódios obtidos via filinagens, no contexto de sala de aula, que apresentavam três alunas em interação com a professora. Os signos mediadores utilizados tanto pelo sujeito que assumia a tarefa de ensinar quanto pelas alunas envolvidas na tarefa de aprender a confeccionar a renda de bilro constituíram-se como foco das atenções. A análise dos episódios selecionados, realizada à luz dos aportes teóricos de Lev Semionovitch Vygotski, possibilitou constatar diferenças no processo de apropriação, resultado ou em apropriação da(s) ação(ões) ou em apropriação da atividade em si. Essas diferenças, por sua vez, referem-se às distintas formas pelas quais os sujeitos utilizam os signos como mediadores de suas próprias atividades, o que caracteriza o psiquismo humano enquanto semioticamente mediado
Abstract: The objective of this thesis is to study the production and appropriation of the significance of activity in the process of teaching and learning lacework. In arder to achieve this, the analysis af the network of dialogues and dialectics which characterise social relation is particularly important, since we support the assumption that human activities leave marks to a lesser or greater degree, on those who created them, depending on those significances that are socially produced and privately appropriated. The data analysed consisted of episodes obtained through videotape which showed the interaction between three students and the teacher, in the classroom. The focus of our attention was the mediating signs employed both by the teacher and by the students who were involved in the task of learning how to make the lace. The analyses of the selected episodes, completed in light of the theoretical ideas of Lev Semionovitch Vygotski, made possible the discovery of differences in the process of appropriation. This resulted in either the appropriation of this action( s) or in the appropriation of the activity itself. In turn, these differences themselves refer to different ways in which the individuaIs use the signs while mediating their own activities, which characterises the human psyche while being semiotically mediated
Palavras-chave: Rendas de bilro -- Florianopolis, SC
Rendeiras e rendeiros
Aulas de renda
Processo de aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Zanella, Andréa Vieira. O ensinar e o aprender a fazer renda de bilro: estudo sobre a apropriação da atividade na perspectiva histórico-cultural. 1997. 169 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16470
Data de defesa: 30-Nov-1997
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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