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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16477
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dificuldades de aprendizagem: concepções que permeiam a prática de professores e orientadores
Autor: Hashimoto, Cecília Iacoponi 
Primeiro orientador: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Resumo: O que pode ser considerado como dificuldade de aprendizagem? Tendo-se em vista que, cada vez mais, a escola encaminha para especialistas e/ou médicos as questões referentes às dificuldades de aprendizagem dos alunos, depositando nestes, a possível solução e, indo mais além, refletindo sobre a concepção de dificuldade de aprendizagem que permeia a prática de professores e orientadores, pode-se considerar de fundamental importância este estudo, já que se pretende esclarecer a competência da escola para determinadas situações. Partindo da definição, elaborada por esta pesquisadora, que dificuldade de aprendizagem é uma situação momentânea na vida do aluno, que não consegue caminhar em seus processos escolares, dentro do currículo "esperado" pela escola, acarretando comprometimento em termos de aproveitamento e/ou avaliação, focalizamos esta pesquisa, na busca das diferentes concepções de dificuldades de aprendizagem, que estão instaladas na prática pedagógica de professores e orientadores. Para tanto, utilizamos questionários informativos e entrevistas, com professores e orientadores de alunos de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública Municipal e uma Escola Particular, com o objetivo de investigar qual a concepção de dificuldades de aprendizagem que permeia a prática de professores e orienta dores, segundo estes atores. Encontramos, ao final da pesquisa, tanto na Escola Pública Municipal quanto na Escola Particular, concepções de dificuldades de aprendizagem que distanciam-se da que apresentamos, enquanto objeto de investigação. Refletem uma prática que centraliza a busca de solução das dificuldades de aprendizagem, na maioria das vezes, no encaminhamento a especialistas, e não na escola, com professores e orientadores
Palavras-chave: Ensino programado
Orientacao educacional
Professores -- Formacao profissional
Pratica pedagogica
Problemas de aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Hashimoto, Cecília Iacoponi. Dificuldades de aprendizagem: concepções que permeiam a prática de professores e orientadores. 1997. 191 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16477
Data de defesa: 30-Nov-1997
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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