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Tipo do documento: Dissertação
Título: A dimensão subjetiva da escolha moral na adolescência
Título(s) alternativo(s): The subjective dimension of moral choice in adolescence
Autor: Otuka, Flávia de Souza 
Primeiro orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa empírica, que analisou a dimensão subjetiva da escolha moral na adolescência e, portanto, apreendeu os valores utilizados para a fundamentação das escolhas feitas pelos jovens. Para isso, tornou-se necessária a utilização da categoria sentido. A partir da análise dos sentidos, identificamos a aproximação ou o distanciamento do sujeito, ao que Agnes Heller (1970) denominou de particularidade e individualidade. Apoiamo-nos na abordagem teórica da Psicologia Sócio-histórica e na sociologia de Agnes Heller. Foram pesquisados 9 sujeitos adolescentes, estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública. O processo de obtenção de informações consistiu em: 1) veiculação do filme O senhor das moscas, Hook, H., EUA, 1990, a um grupo de 9 estudantes; 2) realização de mais 2 encontros posteriores com o mesmo grupo, a fim de discutir sobre os conteúdos do filme. Desses 3 encontros, selecionamos 2 sujeitos que melhor atenderam às condições para a nossa pesquisa; 4) realização de entrevistas individuais com os 2 sujeitos selecionados. Utilizamos como procedimento de análise, o que Aguiar e Ozella (2006) denominaram de construção de núcleos de significação. Verificamos que o conhecimento adquirido, por meio das entrevistas, sobre os dois jovens, permitiu uma melhor compreensão dos movimentos e contradições vividos por eles no grupo. Do mesmo modo, a análise da situação de grupo nos permitiu apreender com mais propriedade elementos surgidos nas entrevistas. Finalizando o procedimento de análise realizamos um ensaio analítico articulando as análises grupais e individuais, visando, assim, demonstrar como a compreensão da constituição da dimensão subjetiva, permite apreender o movimento peculiar do sujeito no grupo ao mesmo tempo em que a compreensão dos movimentos grupais nos auxiliam a entender os movimentos dos sujeitos individuais. Nossa análise demonstrou, entre outras coisas, que os jovens da pesquisa apresentam uma concepção de homem naturalizado, depositam grandes expectativas de ascensão social na educação, percebem a educação escolar como possibilidade de instrumentalização para o trabalho e, de um modo geral, tendem a atuar no âmbito da particularidade, embora apresentem diversas ações no âmbito da individualidade
Abstract: This work is the result of the empiric research, tha analised the subjectivity dimensions of the moral choice in the adolescense and, therefore it capturedthe values used to the groundings of the options made by the youngling. For that, it was necessary the use of the sense rate. From the sense analysis, we identified the proximity or the detachment of the subject, that was Agnes Heller (2006) called uniqueness and individuality. We stand for the theory approach of the Socio historic Phycology and in the sociology of Agnes Heller. The research was made with 9 teenagers in the last High school year of a public school. The methods used to collect information were: 1) present the movie Lord of the Flies to a group containing 9 students; 2) implementation of 2 later meetings with the same group to debate the fiction movie contents. From these 3 meetings, two teenagers that reached the best conditions to the research were picked; 4) individual interviews were made with the two choosen teenagers. We used as procedure of analysis, what Aguiar and Ozella (2006) called of meaning core construction. We verified that the knoledge earned with the interviews about those two teenagers, allowed a better understanding of the actions and contradictions lived by them in the group. In the same way, the group situation analysis let us capturewith more effect the elements that came out during the interviews. Ending the analysis procedure we performed na analytic assay talking about the group and individual results to point the understanding of the subjectivity dimension, allows to keep the peculiar motion of the subject in the group, at the same time, the knoledge gained with the group motion sense helped to understand the individial actions. Our analysis showed, amond other things,that the interviewed younglings presented an idea of the naturalized man, placeing great expectations in the social rise through education, they realise the school education as a possibility to work and, in general, they tende to act in the particularity field, although they show several actions in the individual field
Palavras-chave: Dimensão subjetiva
Processos de escolha
Núcleos de significação
Subjective dimension
Adolescence
Processes of choice
Meaning core
Adolescencia
Psicologia do adolescente
Subjetividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Otuka, Flávia de Souza. The subjective dimension of moral choice in adolescence. 2009. 517 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16526
Data de defesa: 25-May-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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