???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16554
Tipo do documento: Dissertação
Título: Afetividade e docência: um estudo com professoras das séries iniciais do ensino fundamental
Autor: Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa 
Primeiro orientador: Mahoney, Abigail Alvarenga
Resumo: O presente trabalho surgiu de inquietações acerca da afetividade e de como lidar com a dimensão afetiva na relação professor-aluno em todos os momentos de sua interação. Utilizei o espaço da sala de aula, onde as circunstâncias oferecem, a todo o momento, um ir e vir de emoções e sentimentos e, seja qual for a proposta pedagógica, a dimensão afetiva está presente, não sendo menos importante que a cognitiva, pois ambas formam um par dialético. O objetivo do trabalho foi identificar quais são os sentimentos experimentados por professoras do Ensino Fundamental no dia-a-dia da sala da aula e quais são as situações indutoras desses sentimentos. Os dados foram colhidos por meio de entrevista semi-estruturada, tendo como participantes uma professora de 3ª e uma professora de 4ª série do Ensino Fundamental público estadual. Os resultados apontaram sentimentos positivos e negativos, na construção da relação professor-aluno; revelaram sentimentos das professoras que extrapolaram a esfera da sala de aula tais como em relação ao governo, a família dos alunos, a direção da escola e, sobretudo, indicaram a necessidade de trabalhos de formação inicial e continuada que desenvolvam a capacidade dos professores em lidar com a afetividade que permeia a docência.
Palavras-chave: sentimentos
processo ensino-aprendizagem
formação de professores
Afeto (Psicologia)
Professoras
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa. Afetividade e docência: um estudo com professoras das séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 171 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16554
Data de defesa: 18-Aug-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Maria Gimenes Correa Calil.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.