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Tipo do documento: Tese
Título: Formação de professores: a contribuição da análise comportamental a partir da visão skinneriana de ensino
Autor: Zanotto, Maria de Lourdes Bara
Primeiro orientador: Guedes, Maria do Carmo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estabelecer a contribuição da análise comportamental do ensino para a formação de professores. Para a consecução deste objetivo partiu-se da identificação e análise de princípios, conceitos e procedimentos propostos pela análise comportamental para o ensino e a educação e suas implicações para a definição das funções do professor e das contingências que devem controlar seu comportamento de enSInar. Vinte textos de Skinner sobre temas relativos à educação e ao ensino foram selecionados e analisados. São analisadas as concepções de educação como agência social de controle dos indivíduos e de ensino como arranjo planejado de contingências, destacando-se como aspectos relevantes da análise e das propostas formuladas por Skinner: a crítica ao uso de controle aversivo, os cuidados necessários ao planejamento de contingências - naturais ou artiticiais - no ensino, a defesa do caráter planejado e sistemático do ensino, as características dos procedimentos para um ensino eficaz e o entendimento de conteúdo do ensino como comportamentos a serem ensinados, com especial ênfase ao ensino do autogoverno. As funções do professor e as contingências sob as quais atua, quer as contingências instrucionais, quer as contingências sociais mais amplas, são também analisadas. Algumas implicações da análise comportamental do ensino e da educação para a formação de professores são apresentadas, com ênfase no ensino da ciência e do autogoverno para a formação de professores autônomos.
Abstract: With the aim of determining the contribution of the behavioral analysis of teaching to the preparatiol1of teachers, the principles, concepts and procedures proposed by the behavioral analysis for teaching and education: and its implications 10the definition of the teacher's role, and the contingencies that should control his behavior in teaching are identified and analysed. Twenty texts of Skinner on matters related to education and teaching were selected and analysed. The conceptions of education as a social agency of control, and of teaching as planned arrangement of contingencies are analysed, and some features os Skinner's analysis and propositions were considered especially relevant: his criticism of the use of aversive control, the attention that should be given to the devisement of contingencies - either natural or artificial ones - for teaching, his arguments in favour of method and plannning in teaching, the features of procedures for effective teaching, and the view that content should be treated as behavior to be teached. with especial emphasis to the teaching of self-government. The teacher's role, and the contingencies under which he behaves - either the instructional or the social ones - are also analysed. Some implications of the behavioral analysis of teaching and education for the preparation of teachers are then presented, with emphasis on the teaching of science and of self-government in order to prepare independent teachers
Palavras-chave: Skinner, Burrhus Frederic, 1904-1990 - Crítica e interpretação
Professores - Formação profissional
Comportamento do professor
Ensino
Professor e aluno
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Zanotto, Maria de Lourdes Bara. Formação de professores: a contribuição da análise comportamental a partir da visão skinneriana de ensino. 1997. 162 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16603
Data de defesa: 30-Mar-1997
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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