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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1672
Tipo do documento: Dissertação
Título: O sistema de gestão da qualidade baseada na NBR ISO 9001: 2000 para gestão das empresas de serviços contábeis.
Autor: Torres, Ivan Pilon
Primeiro orientador: Arima, Carlos Hideo
Resumo: A competitividade acirrada apresentada pela sociedade moderna vem exigindo, das empresas, a busca constante da qualidade como requisito básico para se estabelecer no mercado. Sendo assim, as prestadoras de serviços contábeis precisam estar atentas a essa exigência que requer maiores investimentos e cuidados específicos com relação a todos pormenores dos processos internos, como forma de obter a qualidade necessária ao produto final, possibilitando à empresa satisfazer as expectativas do cliente, de maneira não apenas a se preservar, mas também a expandir sua condição no mercado. A presente investigação destaca a importância da Qualidade como premissa na inserção das organizações no mercado atual, enfocando a padronização de processos internos, através da adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na NBR ISO 9001:2000 como promotor de valor no produto final do serviço prestado por empresas contábeis, visando à satisfação do cliente, sabendo ser esta o objeto principal da prestadora de serviços. A investigação da evolução da Qualidade ao longo do tempo é outro ponto apresentado neste trabalho que visa a demonstrar que o crescimento, não só de uma empresa, mas também da dinâmica econômica de uma nação, dela resulta. No setor de serviços não é diferente e, as empresas contábeis, assim como em toda organização de serviços, devem se assegurar de que a qualidade da prestação de seus serviços satisfaça, invariavelmente, as exigências daqueles segmentos de mercado nos quais se insere. A utilização do Sistema de Gestão da Qualidade baseado no proposto pela NBR ISO 9001:2000 nas empresas contábeis é verificada neste trabalho como fonte de agregação de valor, tanto nos procedimentos dos profissionais, através da padronização das ações, como no produto final. Destaca ainda o potencial do marketing inerente à certificação ISO. O estudo caracterizou as funções básicas do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na NBR ISO 9001:2000 para empresas prestadoras de serviços ressaltando a forma e os efeitos de sua utilização em três empresas de contabilidade de Estados do Sul do País (Paraná - PR, Rio Grande do Sul - RS e Santa Catarina - SC) contrapondo a uma investigação baseada em pesquisa de campo realizada junto a empresas contábeis de Jaraguá do Sul e Região, associadas ao Sindicato das Empresas de Contabilidade de Jaraguá do Sul, verificando que, por vezes, o modelo do citado Sistema de Gestão da Qualidade propõe um grande desafio, mas, por seus benefícios propicia a adequação dessas organizações às atuais exigências do mercado.
Abstract: The tough competition showed by the modern society demands from the companies a constant search for quality as a basic requirement, in order to be established in the market. Thus, the accounting companies must be aware to this requirement that inquire for major investments and specific aids regarding all littleness of internal processes, as a way to increase resources to obtain the final s product quality, and consequently, the customer satisfaction, in a way not only to conserve, but also to expand its condition in the market. The current investigation highlights the importance of Quality as a background from the insertion of organizations in the nowadays market, focusing on standardization of internal processes, through the adoption of a Quality Management System based on the NBR ISO 9001:2000 as a value adder in the final product of the service supplied by accounting companies, aiming customer satisfaction, known this one, as the main goal of the service supplier. This work searched, yet, to demonstrate the current necessity to improve the education of the accounting professionals. The investigation of the quality s evolution along the time is another point brought up in this work that aims to demonstrate that development, not only of one company, but also of the economic dynamic of one nation, from it. In the services sector it s not different, and the accounting companies, like any services organization, must insure that the quality of the services supplied satisfy invariable the requirements of segments in which it is inserted. The use of a Quality Management System based in the proposed by NBR ISO 9001:2000 in the accounting companies is verified at this work as a strong value addition, not only in the professionals procedures, through of the standardization of actions, such as in the final product. Highlights yet the inherent marketing potential of the ISO certification. This study characterized the basic functions of the Quality Management System based on the NBR ISO 9001:2000 for companies suppliers of service highlighting the way and the effects of its use in three accounting companies of southern states from Brazil (Paraná - PR, Rio Grande do Sul - RS and Santa Catarina - SC) toward an investigation based in a field research performed in accounting companies of Jaraguá do Sul and surroundings, associated with the Accounting Companies Union of Jaraguá do Sul, verifying that, some time, the model from the mentioned Quality Management System proposes a great challenge, but, due to its benefits, it requires the retrofit of these organization to the current market demands.
Palavras-chave: 1. Qualidade
2. Qualidade Total
3. Gestão da Qualidade
4. Satisfação do Cliente
5. Serviços
6. ISO 9000
7. ISO 9001:2000.
: 1. Quality
2. Total Quality
3. Quality Management
4. Customer Satisfaction
5. Services
6. ISO 9000
7. ISO 9001:2000.
Empresas de servicos contabeis
Gestao da qualidade total
Normalizacao
Clientes -- Satisfacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Cont. Atuariais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
Citação: Torres, Ivan Pilon. O sistema de gestão da qualidade baseada na NBR ISO 9001: 2000 para gestão das empresas de serviços contábeis.. 2005. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1672
Data de defesa: 12-May-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais

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