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    https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17174| Tipo: | Dissertação | 
| Título: | A crítica social na indústria cultural: A resistência dministrada no Rock Brasileiro dos anos 80 | 
| Autor(es): | Bastos, Ana Claudia Gondim | 
| Primeiro Orientador: | Sass, Odair | 
| Resumo: | Este trabalho visa contribuir para a discussão das canções de crítica inseridas no aparato tecnológico da indústria cultural no Brasil. Objetiva-se identificar as possibilidades e limites de crítica, assim como examinar o potencial e as limitações críticas presentes nas músicas de conteúdo crítico ao status quo. Para análise escolheu-se o rock brasileiro surgido na década de 1980, pois caracterizava-se por conter canções de conteúdo rebelde. Para representar o rock brasileiro foi eleito o grupo musical Titãs, constituído em 1982. As principais razões que fundamentam essa escolha estão nas características artístico-musicais e nos posicionamentos políticos do grupo, notadamente marcados pela rebeldia. Além de tratar-se de uma banda com uma presença significativa no mercado fonográfico, dada a constância de sua produção musical, possibilitando observar e analisar as diferentes fases que atravessou nos últimos vinte anos e, assim, verificar os limites em que se dá o exercício dessa crítica e até que ponto esse potencial persistiu, foi esvaziado ou suprimido. O referencial teórico que norteará a análise, e em que se circunscreve meu objeto é fornecido pela Teoria Crítica desenvolvida pelos integrantes da chamada Escola de Frankfurt. São analisados os diversos momentos e envolvimentos dos Titãs com a indústria cultural brasileira, sempre direcionando a atenção para as músicas que apresentam elementos de crítica e rebeldia. As fases do grupo são examinadas mediante a análise de letras de canções de conteúdo rebelde escolhidas como representantes significativas. Neste trabalho verifica-se que no percurso dos Titãs pode-se observar uma crescente adequação da banda aos mecanismos da indústria fonográfica, visto que, ao longo de sua carreira os Titãs regulam suas canções sua rebeldia, conformando-as aos ditames da indústria cultural em uma eficiente administração da rebeldia. | 
| Palavras-chave: | psicologia sociologia Rock (Música) - Brasil Indústria cultural - Brasil  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL | 
| Idioma: | por | 
| País: | BR | 
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 
| Sigla da Instituição: | PUC-SP | 
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | 
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social | 
| Citação: | Bastos, Ana Claudia Gondim. A crítica social na indústria cultural: A resistência administrada no Rock Brasileiro dos anos 80. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17174 | 
| Data do documento: | 21-Mar-2005 | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social | 
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