Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18179
Tipo: | Tese |
Título: | Fábula PXP - a técnica de Programação Exploratória (PXP): projetos de criação e desenvolvimento de jogos digitais |
Autor(es): | Lemes, David de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Vega, Ítalo Santiago |
Resumo: | O desenvolvimento de jogos digitais é uma atividade exponencialmente em ascensão à medida que os mais diversos dispositivos os quais suportam os games se popularizam. Sob o olhar do desenvolvimento de games, nos dias atuais, diversas ferramentas possibilitam que o mais inexperiente programador possa criar e desenvolver um jogo digital. Esta pesquisa apresenta um modelo de trabalho que busca apresentar a importância da narrativa nos jogos, como as ideias são organizadas para a produção de um jogo digital e, sobretudo, uma técnica de programação que ajudará o game designer, ou o projetista de jogos digitais a entender como uma máquina de cálculos, o computador, pode ampliar ou limitar os uso das ideias e narrativas originais do projeto |
Abstract: | The development of digital games is an activity that grows exponentially as the many game supporting devices become popular. Under the game development perspective, nowadays, several tools "promise" to make the most inexperienced programmer able to create and develop a digital game. This research presents a work model that seeks to introduce the importance of narrative into games, the way the ideas are organized to produce a digital game and, overall, a programming technique that will help the game designer, or digital games designer to understand how a calculations, the computer, may enhance or hinder the use of ideas and original narrative of a project |
Palavras-chave: | Fábula de jogo Unidade mínima de Ffábula Programação exploratória Documento de projeto de jogo Documento executável de jogo Game fable Minimal fable unity Exploratory programming Document of game project Executable game document |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Mídias Digitais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Lemes, David de Oliveira. Fábula PXP - a técnica de Programação Exploratória (PXP): projetos de criação e desenvolvimento de jogos digitais. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18179 |
Data do documento: | 17-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
David de Oliveira Lemes.pdf | 745,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.