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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1820
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ética e religiosidade: uma abordagem psico-pedagógica de crianças da primeira série do ensino fundamental I
Autor: Oliveira, Fernanda Morais Sá Moreira de
Primeiro orientador: Valle, João Edenio dos Reis
Resumo: O presente trabalho trata de um tema importante para quem educa hoje. Surgiu de minha prática de professora, de minha necessidade de conhecer o desenvolvimento ético-religioso. Toma como objeto as manifestações da religiosidade infantil e de sua dimensão ética. O ponto de partida é a idéia de que o professor deve perceber o aluno em sua complexidade, e reconhecer todos os aspectos de seu desenvolvimento pessoal, passando pela aquisição de competências afetivas, emocionais, cognitivas, éticas, sócio-culturais e espirituais. A escola é ou deveria ser um lugar competente para o desenvolvimento harmonioso de tais competências. O gérmen do desenvolvimento da criança surge desde a mais tenra idade. É na fase da amamentação, que se inicia uma relação de confiança do bebé consigo mesmo e com o outro. Esta é a somente psicológica da religiosidade e da ética humana. Os primeiros anos de vida são a base para todo o desenvolvimento pessoal e social da criança. São abordados os vários aspectos que influenciam e caracterizam o desenvolvimento sócio-cognitivo da criança. Reconhece-se a escola como lugar de uma nova relação com o mundo. É nela que a criança vai ampliar a visão do universo que cerca o seu pequeno ambiente familiar. Os professores, funcionários, colegas etc... No processo de desenvolvimento global e focando o ético-religioso, a religiosidade é uma dimensão do ser humano, em que ele ou cresce ou deixa de crescer. Piaget é o autor escolhido para apresentar os estudos referentes ao desenvolvimento cognitivo e ético-religioso da criança. O trabalho enfatiza o desenvolvimento ético do ser humano e toma como referência Kohlberg. Ele se destaca como um dos mais importantes pesquisadores no campo do desenvolvimento moral. A exemplo de Piaget, vê a criança como sujeito autônomo capaz de chegar a valores universais, mas construindo só gradualmente sua visão do mundo e da moral. Ambos focalizam não o sentimento de culpa ou o real comportamento moral, e sim o julgamento moral, o conhecimento do certo e do errado que vai sendo elaborado através dos estágios. Neste trabalho, a parte teórica e a pesquisa empírica analisam a maneira como crianças da primeira série do Ensino Fundamental I (de sete a oito anos) de um colégio católico se colocam ante situações de dilemas éticos-religiosos construídos através de casos retirados da vida concreta dessas crianças e vivenciados no cotidiano da escola
Abstract: This paper deals with an important issue to current educators. The starting point was my own experience as a teacher and my need to understand the ethical-religious development. It focuses on children's religious manifestations and its ethical dimensions. The starting point is the idea that the teacher must notice the student in his complexity and acknowledge all aspects of his personal development, going from affective competence acquisition to emotional, cognitive, ethical, socio-cultural and spiritual development. The school is, or should be, a competent place for the harmonious development of these skills. The origin of the child's development appears in his first few years of age. It is in the nursing stage that the child builds up a relation of trust for himself and others. This is the psychological seed of religiosity and of human ethics. The child's first years of life are the basis for all his personal and social development. I will present the various aspects that influence and characterize the child's sociocognitive development. The school is seen as a place where a new relationship with the world is established. It is in the school that the child will set up new relations with people such as teachers, staff members and other students who surround his small family environment. In the global development process and having focus on the ethical-religious, religiosity is a dimension of the human being in which he either grows or stops growing. I chose Piaget as the author to present the studies referring to the cognitive and ethical-religious development of the child. This paper highlights the ethical development of the human being and takes Kohlberg as a reference. He outstands as one of the most important researchers in the moral development areas. Like Piaget, he sees the child as an autonomous individual capable of identifying universal values, but only gradually constructing his vision of the world and of moral. Both Piaget and Kohlberg focus not on the guilty feeling or the real moral behavior, but on the moral judgment, the understanding of right and wrong which builds up through the phases. This work will deal more specifically with the theoretical part and the empirical research that analyzes the way first graders (seven to eight-year olds) of a catholic school behave when faced with ethical-religious dilemmas. These cases were taken from genuine everyday life of these children
Palavras-chave: Desenvolvimento ético-religioso
Religiosidade infantil
Ethical-religious development
Criancas
Religiosidade
Etica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Oliveira, Fernanda Morais Sá Moreira de. Ética e religiosidade: uma abordagem psico-pedagógica de crianças da primeira série do ensino fundamental I. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1820
Data de defesa: 30-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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