REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa Junior, Luiz Carlos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236007T1por
dc.contributor.advisor1Allegretti, Sônia Maria de Macedo-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:23:41Z-
dc.date.available2016-02-12-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.citationRosa Junior, Luiz Carlos. Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18201-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo sobre como as metodologias ativas podem dinamizar a educação a distância através da utilização de recursos tecnológicos. A pretensão é identificar a real necessidade de ajustes junto aos recursos tecnológicos vigentes no mercado para contemplar as diretivas contidas dentre as metodologias pesquisadas e analisadas, afim de torná-la viável para o uso em algum curso a distância. Neste sentido, abordagens serão realizadas ao longo do trabalho a fim de pontuar necessidades relevantes para o uso de um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), juntamente com seus recursos e ferramentas integradas (BigBlueButton), para que possam servir de instrumento para aprendizagem, juntamente com a utilização de metodologia ativa (Peer Instruction). Uma simulação de aula nestes moldes fora aplicada com um grupo de alunos de um curso presencial. Os resultados esperados foram satisfatórios no que diz respeito à aplicação da proposta. Analisando esse trabalho pode-se justificar por uma necessidade de revisão e exposição do conteúdo do ensino a distância, de maneira eficaz e motivadora apoiada por um recurso tecnológico. A utilização desse recurso tecnológico incrementado por uma metodologia ativa pode melhorar o potencial qualitativo para essa modalidade de ensinopor
dc.description.abstractThis research presents a study on how active methodologies that can streamline distance education through the use of technological resources. The intention is to identify the real need for adjustments along the existing technological resources in the market for contemplating the directives contained among the methods researched and analyzed in order to make it feasible for use in a distance learning course. In this sense, approaches will be carried out during the work in order to score relevant requirements for the use of a virtual learning environment (Moodle), along with its features and integrated tools (BigBlueButton) so that they can serve as a tool for learning together with the use of active methodology (Peer Instruction). A simulation class in this way was applied with a group of students of a classroom course. The expected results were satisfactory with regard to the implementation of the proposal. Analyzing this work can be justified by a need to review and display of teaching content from a distance, effective and motivating way supported by a technological resource. The use of this technological resource increased by an active methodology can improve the qualitative potential for this type of educationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/34994/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectEnsino a Distânciapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectActive methodologyeng
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.titleMetodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Carlos Rosa Junior.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.