???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAguiar, Grazyella Cristina Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130159D9por
dc.contributor.advisor1Santaella, Lucia-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:23:43Z-
dc.date.available2015-01-23-
dc.date.issued2008-05-12-
dc.identifier.citationAguiar, Grazyella Cristina Oliveira de. Moda e hipermídia: analogias à luz da semiótica como teoria sígnica do conhecimento. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18211-
dc.description.resumoA dissertação intitulada Moda e Hipermídia: analogias à luz da semiótica como teoria sígnica do conhecimento apresenta a discussão de uma possibilidade de convergência entre a linguagem da moda e a linguagem hipermidiática. Partindo da história da hipermídia e da história da moda, buscou-se compreender os fenômenos que as constituíram. O estudo tem como suporte a semiótica, a qual é utilizada na leitura interpretativa das duas áreas que constituem o percurso teórico do texto: hipermídia e moda. O texto analisa a era digital como desencadeadora de um tipo de consumo cujas características podem ser esquadrinhadas na analogia com a linguagem hipermidiática. Assim, para compreender a congruência possível entre as duas linguagens, primeiramente, buscou-se levantar as características da hipermídia vista como linguagem. Neste sentido, temas como não-linearidade, hibridização das matrizes sonoras, visuais, verbais, estrutura labiríntica, foram fundamentais para esse desenho. O mesmo se fez com a moda, percorrendo as seguintes temáticas: efemeridade, sistema da moda, tecnologia, remix, fast fashion. A partir das características levantadas foi possível traçar algumas analogias entre as duas linguagens, tendo sempre a base semiótica como fundamento do processo interpretativo empreendido, procurando mostrar que há uma semelhança rítmica e estrutural entre a linguagem hipermidiática e a linguagem da modapor
dc.description.abstractThe dissertation titled Fashion and Hypermedia: analogies lighted the semiotics as the síngica of the knowledge presents the discussion of a convergence possibility between the fashion language and the hipermidiática language. From the history of hypermedia and of the history of fashion, it was necessary to understand the phenomenon that has build them. The study has as a support the semiotics, the one that is used in the interpretative reading of the two areas that constitute the theoretical passage of the text: hypermedia and fashion. The text analyses the digital time as a beginning of a kind of consume where the characteristics can be within the analogy with a hipermidiática language. Thus, to understand the possible congruence between the two languages, first, one searched to raise the characteristics of the seen hypermedia as language. So, subjects as not-linearity, hibridização of the sonorous, visual, verbal matrices, labyrinthine structure, had been basic for this drawing. The same was done with the fashion, covering following the thematic ones: efemeridade, system of the fashion, technology, remix, fast fashion. From the raised characteristics it was possible to always trace some analogies between the two languages, having the base semiotics as bedding of the undertaken interpretative process, looking for showing that it has a rhythmic and structural similarity between the hipermidiática language and the language of the fashioneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar.pdf: 3033296 bytes, checksum: 273ddb9931a061431aa1782e589ec1a1 (MD5) Previous issue date: 2008-05-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35004/Grazyella%20Cristina%20Oliveira%20de%20Aguiar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentMídias Digitaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digitalpor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectHipermídiapor
dc.subjectModapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectHypermediaeng
dc.subjectFashioneng
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectMidiapor
dc.subjectMultimidia interativapor
dc.subjectSemioticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpor
dc.titleModa e hipermídia: analogias à luz da semiótica como teoria sígnica do conhecimentopor
dc.title.alternativeFashion and hypermedia: analogies lighted the semiotics as the síngica of the knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar.pdf2,96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.