Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18231
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fatores de usabilidade em ambiente de educação a distância: estudo exploratório do ambiente virtual de aprendizagem do curso de Mediação de Conflitos Socioambientais da Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Governo do Estado de São Paulo |
Autor(es): | Sebastião, Márcia Pereira |
Primeiro Orientador: | Getschko, Demi |
Resumo: | A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem tido um papel importante no cenário educacional contemporâneo, em nível nacional e mundial. À medida que crescem as experiências com o uso sistemático dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), problemas decorrentes desse uso têm sido relatados. Com frequência, relacionam-se a fatores como: a) a enorme quantidade de informação que precisa ser gerenciada e, ao mesmo tempo, estar disponível para professores e estudantes; b) as interações entre os diversos participantes do processo; c) a dificuldade de perceber que as atividades de outros têm impacto direto em suas próprias atividades. Portanto, verifica-se a necessidade de cuidados relacionados à qualidade das interações disponibilizadas na Web. Nesse sentido, desenvolver uma interface com uma facilidade de navegação e de interação é ponto fulcral para o bom andamento de cursos desenvolvidos na modalidade de Educação a Distância. Tendo em vista esse cenário, a presente pesquisa tem o objetivo de investigar a aplicação da usabilidade em sites de Educação a Distância, com vistas à melhor interação do usuário com a interface. Para tanto, o método de coleta de dados utilizado consiste em: aplicação de análise heurística e análise temática de conteúdo dos questionários semi-abertos aplicados e dos intertextos colhidos na Comunidade do curso em tela: Curso de Mediação de Conflitos Socioambientais. A análise dos dados coletados foi interpretada à luz do seguinte marco teórico: Educação a Distância (histórico, concepções epistemológicas, abordagens educacionais), Ciberespaço, usabilidade e acessibilidade dos dispositivos e interfaces digitais (análise heurística de Nielsen; Resolução CC-9 do Governo do Estado de São Paulo, 2005). O estudo evidencia a usabilidade dos dispositivos e interfaces digitais como instância fundamental ao bom desenvolvimento de cursos on-line. A análise das interfaces de cursos de EaD é de grande importância, uma vez que a problemática de interfaces não condutivas, de difícil aprendizado e memorização, e com grande incidência de erros, tende a impactar negativamente o usuário. Mais do que a sofisticação tecnológica, importa o estudo sério da usabilidade do ambiente em questão |
Abstract: | The e-learning has had an important role in contemporary education scenario in national and global. As experience grows with the systematic use of Virtual Learning Environments, problems arising from such use have been reported. Often, related to such factors as: a) the enormous amount of information that needs to be managed and at the same time, be available for teachers and students, b) the interactions between the various participants in the process, c) the difficulty of understand that the activities of others have a direct impact on their own activities. Therefore, there is a need for care related to the quality of interactions available in the Web Thus, developing an interface with an ease of navigation and interaction is crucial for the smooth running of courses developed in the e-learning. To this scenario, this research aims to investigate the usability of the application sites in e-learning, aiming to improve user interaction with the interface. Thus, the method used for data collection consists of: application of heuristic analysis, thematic content analysis of semi-open questionnaires applied of intertext harvested in the Community Course in screen: Curso de Mediação de Conflitos Socioambientais. The analysis of data collected was interpreted in the light of the following theoretical framework: the e-learning (historical, philosophical concepts, approaches educacioanis), cyberspace, usability and accessibility of digital devices and interfaces (heuristic analysis of Nielsen, CC-9 Resolution of the Government of State of São Paulo, 2005). The study demonstrates the usability of devices and digital interfaces as a key to the successful development of online courses. The analysis of interfaces in e-learning courses is of great importance, since the problem of non conductive interfaces, difficult learning and memory, and with high incidence of errors, tends to negatively impact the user. More than the ix technological sophistication, it is the serious study of the usability of the environment in question |
Palavras-chave: | Educação a distância Usabilidade Processos cognitivos nos ambientes digitais Distance education Usability Cognitive processes in digital environments Ensino a distancia Internet na educacao Interfaces de usuario (Sistemas de computador) |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Sebastião, Márcia Pereira. Fatores de usabilidade em ambiente de educação a distância: estudo exploratório do ambiente virtual de aprendizagem do curso de Mediação de Conflitos Socioambientais da Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Governo do Estado de São Paulo. 2009. 248 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18231 |
Data do documento: | 27-Abr-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcia Pereira Sebastiao.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.