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Tipo do documento: Tese
Título: A subjetividade na obra O Idiota de Dostoiévski no olhar de Emmanuel Lévinas da obra Autrement qu être ou au-delà de l essence
Autor: Santana, Maria Angelica 
Primeiro orientador: Ponde, Luiz Felipe
Resumo: A presente Tese faz um estudo comparativo entre Lévinas e Dostoiévski, refletindo uma categoria filosófica, que aplicada à teologia compromete na defesa do ser humano: do seu pensar, agir e da sua fé. Nas categorias de: "Outro", "Olhar", "Alteridade", "Totalização", "Subjetividade" e "Responsabilidade", tematiza as relações e o comprometimento interpessoal. Partindo de Emmanuel Lévinas, filósofo francês e Dostoiévski romancista russo. O trabalho está dividido em quatro partes. Primeira parte: Lévinas e seus comentadores com a fenomenologia a categoria de alteridade e suas constelações. Segunda parte procura descrever em linhas gerais o pensamento de Lévinas fazendo uma síntese de Autramente qu être ou au-delà de L essence, destacando o conceito de subjetividade como decisivo para seu pensamento, enquanto a terceira parte pretende coadunar o pensamento de Lévinas com a Literatura e o Talmud. E a quarta parte reflete uma interface entre Lévinas e Dostoiévski partindo concepção que Lévinas concebe ao "outro" como transcendência assimétrica que instaura a responsabilidade infinita da subjetividade em face do Outro. Neste sentido, a tese explica essa interface entre Autramente qu être ou au-delà de L essence e o romance O Idiota. Salientando que o príncipe Míchkin, personagem principal de O Idiota, em sua enigmática fragilidade "infantil" expressa ficcionalmente, o conceito levinasiano da "subjetividade e a substituição no drama ético", isto é, o "torna-se refém do Outro"
Abstract: The present Thesis makes a comparative study between Lévinas and Dostoiévski, reflecting a philosophical category, that applied to the theology compromises in the defense of the human being: of its to think, to act and of its faith. In the categories of: "Another one", "To look at", "Alteridade", "Totalling", "Subjectivity" and "Responsibility", tematiza the relations and the interpersonal comprometimento. Leaving of Emmanuel Lévinas, French philosopher and Russian romancista Dostoiévski. The work is divided in four parts. First part: Lévinas and its commentators with the fenomenologia the category of alteridade and its constellations. Second part looks for to describe in general lines the thought of Lévinas being made a synthesis of Autramente qu' être or au-delà of L' essence, detaching the concept of subjectivity as decisive for its thought, while the third part intends to coadunar the thought of Lévinas with Literature and the Talmud. E the fourth part reflects an interface between Lévinas and Dostoiévski leaving conception that Lévinas conceives to the "other" as anti-symmetrical transcendência that restores the infinite responsibility of the subjectivity in face of the Other. In this direction, the thesis explains this interface enters Autramente qu' être or au-delà of L' essence e the romance The Idiot. Pointing out that Míchkin prince, main personage of The Idiot, in its enigmatic express "infantile" fragility ficcionalmente, the levinasiano concept of the "subjectivity and the substitution in the ethical drama", that is, it "hostage of the Other becomes"
Palavras-chave: Subjetividade
Substituição
Ética
Moral e responsabilidade
Subjectivity
Substitution
Ethics
Moral and responsibility
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Santana, Maria Angelica. A subjetividade na obra O Idiota de Dostoiévski no olhar de Emmanuel Lévinas da obra Autrement qu être ou au-delà de l essence. 2011. 411 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1833
Data de defesa: 9-Nov-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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