Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18460
Tipo: | Dissertação |
Título: | Atuação do psicólogo na área educacional: práticas reprodutivas ou inovadoras? |
Autor(es): | Aráujo, Andréa Fernandes de |
Primeiro Orientador: | Maluf, Maria Regina |
Resumo: | Partindo dos pressupostos teóricos que indicam a presença de expressões do pensamento crítico em Psicologia e Educação, este trabalho buscou analisar as práticas psicológicas no campo educacional entendendo que construção de uma Psicologia Escolar crítica com finalidades transformadoras só será possível se forem superadas algumas concepções presentes na construção da ciência psicológica, assim como da teoria educativa. Analisa relatos de seis profissionais que atuam no campo educacional em escolas públicas e particulares, postos de saúde" clínicas particulares e projetos sócio-educativos provenientes da Região de Dracena - SP. A análise dos resultados aponta para elementos críticos presentes nas ações dos psicólogos que atuam na área educacional. Com base nestes resultados e no referencial teórico utilizado conclui que as ações que os psicólogos têm desenvolvido no campo educacional podem contribuir significativamente para a construção e redefmição do papel do psicólogo enquanto um agente transformador da realidade em que se insere |
Abstract: | Following the theoretical assumptions that indicate the presence of critical thinking expressions of Psychology and Education, this paper intended to analyze the psychological practices in the educational field understanding that the construction of a critical Educational Psychology with transfonning goals will only be possible if we overcome some conceptions existent in the construction of the psychological science, as well as the educative theory. It anaJyses reports of six professionals who work in the educational field in public and private schools, health centers, private offices and social-educative projects in Dracena/SP region. The analysis of the results points out to critical elements existent in the action of psychologists who work in the educational arca. Based on these results and the theoretical reference used, I concluded that the actions developed by psychologists in the educational field may consistent1y contribute to the construction and redefinition ofthe psychologist's role as a transforming agent ofthe reality which he/she is in |
Palavras-chave: | Psicologia escolar -- Avaliacao |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Aráujo, Andréa Fernandes de. Atuação do psicólogo na área educacional: práticas reprodutivas ou inovadoras?. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18460 |
Data do documento: | 30-Mar-2004 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrea Fernandes de Araujo.pdf Restricted Access | 4,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.