REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18500
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jogo teatral na escola pública: gestão e teatro na educação
Autor(es): Costa, Roseli Aparecida Novais da
Primeiro Orientador: Espósito, Vitória Helena Cunha
Resumo: Em suas diversas fases de desenvolvimento o ser humano está sempre adquirindo conhecimentos, na tentativa de se organizar. O homem passa por diferentes etapas neste aprendizado, desde o chupar do polegar até elaborar pensamentos com diferentes estruturas. É no seio deste processo que o jovem irá deparar-se com a possibilidade de transformar o objeto, de acordo com a experiência de cada um. Sem o jogo, a brincadeira (lúdico), fica tedioso o processo de aprendizagem, já que o brincar e o jogar são atividades vitais, primordiais e essenciais, pois, esta é a maneira que o sujeito humano, saudável, utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da relação. Com relação à gestão da educação , como em muitos outros casos, está altamente condicionada por seu objeto, podendo restringir-se mais ou menos às rotinas e problemas do universo escolar conforme o entendimento que se tenha de educação seja mais ou menos amplo. Gerir é tomar decisões e outro aspecto importante da gestão da educação, além de sobre o que as decisões são tomadas, é quem toma as decisões. Exercer a Gestão é saber decidir, com base nos referendos coletivos, especialmente quando se trata da administração das causas públicas. Seria este o entendimento de Creonte, o tirano de Tebas, em Antígona?! Se o rei não governar, para que serve o exercício de sua soberania?! É isto que Sófocles nos induz a compreender, em sua narrativa? Como poderá um rei ser reconhecido, se sua autoridade for abalada por lágrimas e sofrimentos dos particulares?! Tudo isso justifica o ato de Creonte, articulado com as leis votadas pelos tebanos. Creonte se auto-designa intérprete da vontade geral. Sua retórica visa mesmo à submissão
Palavras-chave: Jogo
Brincar
Gestão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Costa, Roseli Aparecida Novais da. O jogo teatral na escola pública: gestão e teatro na educação. 2007. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18500
Data do documento: 28-Nov-2007
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roseli Novais.pdf259,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.