REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18568
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Letramento e alfabetização: uma ação fonoaudiológica para a formação de professores
Autor(es): Paschoali, Denise Garcia
Primeiro Orientador: Mori-de Angelis, Cristiane Cagnoto
Resumo: Introdução: A atuação do fonoaudiólogo na área educacional coincide com a constituição da Fonoaudiologia há mais de 70 anos e, neste período, muitas mudanças marcaram as práticas fonoaudiológicas na escola. Desde a década de 1990, encontram-se atuações guiadas pela idéia de promoção de práticas letradas e de fomento à variedade de textos para leitura e produção. Com base nestes princípios, foi realizada uma ação de formação destinada a 20 professores do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Barueri que se realizou em 10 encontros de 4 horas de duração cada um. Esta pesquisa dedicou-se aos primeiros cinco encontros desta ação de formação. Teoria: Foram adotados os pressupostos da teoria enunciativo-discursiva para explicar a linguagem, com ênfase nas noções de letramento, esferas de circulação da língua e gêneros do discurso. A relação entre desenvolvimento e aprendizado foi compreendida numa perspectiva socioconstrutivista. Objetivo: Elaborar uma Unidade Didática que levasse os professores à compreensão da distinção entre alfabetização e letramento, da relação dinâmica entre aprendizado e desenvolvimento e das principais capacidades leitoras. Metodologia: Seleção de textos teóricos que discutissem os conceitos de alfabetização, letramento, relação entre aprendizado e desenvolvimento e capacidades de leitura e elaboração de apresentações de slides ou questionários que permitissem a apropriação destes conceitos. Resultados: Os conceitos de letramento e alfabetização foram discutidos por meio de resumos de textos, seguidos por questionários de leitura que focalizaram diferentes capacidades leitoras. A relação entre desenvolvimento e aprendizado, bem como as capacidades de leitura foram apresentadas por meios de slides. Tanto numa metodologia quanto noutra, os professores tiveram a oportunidade de discutir os conceitos apresentados. Considerações Finais: Apesar de, no primeiro encontro, os professores terem demonstrado não conhecer o termo letramento e a relação deste com a alfabetização, a discussão do texto mostrou um grupo sensível a esta noção, relatando experiências de trabalhos com gêneros discursivos bem como com alguns elementos das situações de produção quando da solicitação de alguma produção textual. Os professores mostraram clareza sobre o papel da escola 4 na desmistificação de certos mitos como, por exemplo, o da existência de uma única variedade lingüística aceitável. Quanto às capacidades de leitura, o grupo mostrou conhecer as capacidades de decodificação e algumas capacidades de compreensão, mas desconheciam as capacidades de comparação e generalização de informações. Em relação às capacidades de apreciação e réplica, embora os professores as desconhecessem, reconheceram sua importância e foram capazes de citar algumas atividades que as mobilizariam
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Paschoali, Denise Garcia. Letramento e alfabetização: uma ação fonoaudiológica para a formação de professores. 2007. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18568
Data do documento: 5-Dez-2007
Aparece nas coleções:Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
denise garcia.pdf
  Restricted Access
234,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.