REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18629
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Poder-ser-si-mesmo-próprio: a busca de um poeta
Autor(es): Knor, Karen Mainardes
Primeiro Orientador: Colpo, Marcos Oreste
Resumo: Este trabalho busca articular a idéia presente na ontologia fundamental de Martin Heidegger sobre o ser-si-mesmo-próprio com o caminho existencial percorrido pelo poeta Rainer Maria Rilke. Ao longo de sua obra Heidegger se aproxima da poética e das artes. Utilizando-se, inclusive, como fonte de referência e inspiração poetas como Rilke e Friedrich Hölderlin. Segundo o filósofo, é através da linguagem poética, do mundo aberto pela poiésis que o dasein se liberta para poder deixar ser o ente, ou seja, existe na abertura de poder ser. Assim, pretendemos nos aproximar dos caminhos percorridos por R. M. Rilke através da criação poética em direção ao ser-si-mesmo-próprio, perfazendo um trajeto pelos conceitos de Heidegger, que nos explicitam um entendimento sobre o ser do homem. Nos escritos de Rilke deparamo-nos com questões que não dizem respeito apenas à criação literária, mas sim diretamente à existência humana. Os questionamentos, as reflexões partem daquilo do que se diz mais próximo à condição humana. Portanto, é do homem em seus modos de ser que pretendemos nos aproximar, buscando realizar uma reflexão acerca deste homem em busca de seu ser mais próprio e sua capacidade de criar, via poiésis, como um fenômeno humano
Palavras-chave: Si-mesmo-próprio
Dasein
Poesia
Heidegger
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Knor, Karen Mainardes. Poder-ser-si-mesmo-próprio: a busca de um poeta. 2008. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18629
Data do documento: 15-Dez-2008
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karen Mainardes Knor.pdf218,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.