???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18650
Título: Primeiros passos: uma escola de educação infantil
Autor: Melo, Carine Cappellanes ; Luciana Correia de
Primeiro orientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Resumo: O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de Escola de Educação Infantil. Para isso, estudamos a história e a legislação específica para Educação Infantil, as propostas pedagógicas e alguns teóricos que desenvolveram seus estudos focados no desenvolvimento da criança. Além de enfatizarmos a importância do brincar e da dicotomia cuidar X educar. Foram apresentadas as idéias de Piaget, Vygotsky, Montessori, entre outros, além das Leis de Diretrizes e Bases e os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Deste modo, a investigação teve uma pesquisa documental, que envolveu toda a legislação e as teorias, e uma pesquisa de campo, que foi realizada mediante a visita à escolas, incluindo entrevistas com coordenadores e diretores, visita a órgãos encarregados do processo de instalação de escolas, estudo da legislação especifica de escolas de Educação Infantil e mapeamento do bairro escolhido para instalação da escola. A partir da análise dos dados levantados e das pesquisas feitas foram elaborados o Contrato Social, a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar da Escola de Educação Infantil Primeiros Passos
Abstract: The objective of this work is to elaborate a proposal of School of Infantile Education. For this, we study history and the specific legislation for Infantile Education, the pedagogical proposals and some theoreticians who had developed their studies about the development of the child. Beyond emphasizing the importance of playing and the dichotomy to take care of X to educate. The ideas of Piaget, Vygotsky Montessori, among others had been presented, beyond the Laws of Lines of direction and National Curricular Bases and the References of Infantile Education. In this way, the inquiry had a documentary research, that it involved all the legislation and the theories, and a research, that were carried through by means of the visit to the schools, having included interviews with coordinators and directors, visits the agencies in charge it process of installation of schools, study of the legislation it specifies of schools of Infantile Education and mapping of the block chosen for installation of the school. From the analysis of the raised data and the done research they had been elaborated the Social Contract, the Proposal Pedagogical and the Pertaining to school Regiment of the School of Infantile Education Primeiros Passos
Palavras-chave: Educação infantil
Criança
Cuidar
Educar
Brincar
Infantile education
Child
To take care
To educate
To play
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Programa: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Citação: Melo, Carine Cappellanes ; Luciana Correia de. Primeiros passos: uma escola de educação infantil. 2008. 101 f. (Mestrado em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18650
Data de defesa: 18-Nov-2008
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carine Cappellanes.pdf599,54 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.