Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18805
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão participativa na inclusão de adultos deficientes visuais
Autor: Claudia Aparecida Morgado Soares 
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: O presente estudo tem por finalidade discutir a participação dos alunos com deficiência visual nas decisões administrativas e pedagógicas da escola tomadas pelos gestores. Além disso, discutiremos a postura dos diretores perante a deficiência visual, ou seja, como as ações são praticadas atualmente e como elas poderão ser ampliadas para proporcionar a efetiva inclusão desses educandos. Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se inicialmente, extensa pesquisa bibliográfica sobre as propostas de gestão educacional e o processo de inclusão dos estudantes cegos e com baixa visão. Aplicou-se, também, uma pesquisa com os alunos deficientes visuais para conhecer as suas necessidades e expectativas com relação à postura dos gestores. Outro fator importante para consolidar a pesquisa foi à entrevista elaborada e aplicada a coordenadora e a diretora do colégio, com o intuito de identificar o trabalho inclusivo delas diante do cenário educativo atual. Ao finalizar esta dissertação verificou-se que, ainda que exista o convívio dos deficientes visuais com os demais alunos nas escolas regulares, não se observa a participação deles nas reuniões com os gestores escolares, para que possam expor suas necessidades e propor providências para facilitar o processo inclusivo
Abstract: This study aims to discuss the participation of students with visual impairment in the administrative and pedagogical decisions taken by school managers. In addition, we discuss the attitude of directors towards the visually impaired, that is, as the shares are currently practiced and how they can be expanded to provide the effective inclusion of these students. To develop this work was held initially extensive literature on proposals for educational management and the process of inclusion of blind students and low vision. Applied also, a survey of the visually impaired students, to meet their needs and expectations regarding the posture of managers. Another important factor to consolidate the research was designed and implemented to interview the coordinator and the director of the college, in order to identify inclusive work them before the current educational setting. At the end of this thesis it was found that, although there is the conviviality of the visually impaired with the other students in mainstream schools is not observed their participation in the meetings with school administrators so that they can express their needs and propose measures to facilitate inclusive process
Palavras-chave: Deficiência visual
Gestão escolar
Inclusão
Visual impairment
School Management
Inclusion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Claudia Aparecida Morgado Soares. Gestão participativa na inclusão de adultos deficientes visuais. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18805
Data de defesa: 16-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia Aparecida Morgado Soares.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.