REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18879
Tipo: Dissertação
Título: O papel das normas de gosto como chave interpretativa para compreender fenômenos de escolha no mercado de food service
Autor(es): Larraín, Joaquín Ignacio Jiménez
Primeiro Orientador: Carvalho, Mônica Muniz Pinto de
Resumo: Esta pesquisa busca identificar, por meio do consumo no mercado de alimentação fora do lar, como se distribuem as escolhas dos consumidores entre a tipologia definida por aqueles que fazem a oferta dos serviços e se estas escolhas revelam, de um lado, habitus de classe, e, de outro, manifestam expectativas de distinção social. Partindo do pressuposto de que o ato de comer fora de casa revela um costume, como analisado por Max Weber, ou um gosto, como descrito por Talcott Parsons, ou um habitus, como definido por Pierre Bourdieu, trata-se de identificá-lo como um ritual capaz de emprestar carisma à classe social que o pratica (Weber, Parsons)
Abstract: This study aims to identify, through consumption in the food service market, how people choose among the different restaurant offers and if this choices reveal, on one front, habitus of class, and, on another, if they manifest expectations of social distinction. Starting with the assumption that eating out reveals a costume, as analyzed by Max Weber, or taste, as described by Talcott Parsons, or a habitus, as defined by Pierre Bourdieu, is about identifying it as a ritual that is able to lend charisma to the social class that practices it (Weber, Parsons)
Palavras-chave: Sociologia do gosto
Sociologia do consumo
Habitus
Sociology of taste
Sociology of consumption
Charisma
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Larraín, Joaquín Ignacio Jiménez. O papel das normas de gosto como chave interpretativa para compreender fenômenos de escolha no mercado de food service. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18879
Data do documento: 21-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joaquín Ignacio Jiménez Larraín.pdf3,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.