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Tipo do documento: Dissertação
Título: Na medida do impossível: um estudo sobre a utopia e projetos históricos nos Planos Trienais da Associação de Educação Católica do Brasil - AEC/BR
Autor: Cunha Neto, Jorge Silvino da
Primeiro orientador: Sung, Jung Mo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a utopia e os projetos históricos da Associação de Educação Católica do Brasil, expressos em seus Planos Trienais e mostrar a necessidade de uma reformulação dos conceitos educacionais sobre o educar para a solidariedade a partir de uma utopia No primeiro capítulo contextualizamos o discurso do horizonte utópico da AEC e a sua ação que se traduz em projetos históricos. No segundo capítulo analisamos através dos próprios textos dos planos trienais a tensão entre a utopia do Reino de Deus - não plenamente factível na história, e o Projeto de Deus que se traduz em projetos históricos que revelam a crença na transformação da sociedade através do único princípio da solidariedade como organizador do sistema social. No terceiro capítulo tentaremos mostrar que o discurso da AEC nos planos trienais assume o pressuposto da modernidade ao adotar a solidariedade como único princípio organizador da sociedade e a decorrente proposta pedagógica de uma educação libertadora capaz de tornar o desejo de uma sociedade justa e solidária plenamente factível. Discutiremos a ilusão transcendental de uma educação que se propõe a acabar com toda forma de competição, egoísmo e ambigüidade da sociedade para torná-la plenamente justa e solidária e a factibilidade de uma educação para a sensibilidade solidária que torne possível projetos históricos onde possamos experimentar parcialmente a justiça e a solidariedade numa sociedade ampla e complexa sem cair em frustração, pois nessa última forma de educação existe espaço para a fé e esperança de que este horizonte utópico se realize plenamente na transcendência da história
Abstract: The purpose of this work is to analyze the utopia and the historical projects of the Associação de Educação Católica (Catholic Education Association) in Brazil, expressed in its triennal plans, and to show the necessity of reformulation of the educational concepts on educating to solidarity from an utopia on. In the first chapter we put in context the discourse of AEC utopian horizon and its action which is construed as historical projects. In the second chapter we analyze through the own triennial plans texts the tension between the Kingdom of God not fully feasible in History, and the Project of God wich is interpreted in historical projects that reveal the belief in society transformation through the unique principle of solidarity as the social system organizer. In the third chapter we will try to show that AEC discourse assumes the presupposition of modernity when it adopts solidarity as the only organizer principle of society and the resulting pedagogical proposal of a liberating education capable of making the wish of a just solidary society fully feasible. We will discuss the transcendental ilusion of an education that proposes ending with all ways of competition, selfishness and ambiguity of society to make it competely just and solidary and the feasibility of an education for solidary sensibility which makes historical projects where we can experience justice and solidarity partially in a broad and complex society without falling into frustration, as in that last way of education there is room for faith and hope that this utopian horizon fully come true in the transcendency of history
Palavras-chave: planos trienais
projetos históricos
solidariedade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Cunha Neto, Jorge Silvino da Cunha. Na medida do impossível: um estudo sobre a utopia e projetos históricos nos Planos Trienais da Associação de Educação Católica do Brasil - AEC/BR. 2001. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1890
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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