REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerolla, Lívia de Campos-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Mônica Muniz Pinto de-
dc.date.accessioned2016-08-23T17:37:09Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.identifier.citationFerolla, Lívia de Campos. Instituto Reciclar: o jovem estigmatizado e sua entrada no mundo normativo. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18916-
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a relação entre os jovens moradores da favela Nova Jaguaré, localizada no distrito do Jaguaré, zona oeste da cidade de São Paulo, e a organização nãogovernamental chamada Instituto Reciclar, localizada na mesma região. A pesquisa revelou que o Instituto Reciclar é mediação relevante para a superação do estigma de jovens moradores da favela, pois, ao serem recrutados para integrar sua linha de produção, lhes confere uma garantia de que estão aptos a serem vistos com respeito pelos moradores mais abastados do distrito que, segundo eles, os veem como indivíduos inferiores e indignos. Este estigma incentiva os jovens a buscar trabalho na organização não-governamental, pois acreditam que não terão boas oportunidades de trabalho e de ascensão social sem o aval promovido por ela. Assim, surge um acordo tácito entre os jovens, a ONG e as empresas apoiadoras da organização. A metodologia utilizada para realizar esta dissertação foi a de pesquisa etnográfica, de acordo com a descrição densa de Clifford Geertz, na sede da organização com entrevistas realizadas com os jovens que trabalham para ela e com os seus funcionários. A análise do estigma foi baseada nos estudos de Erving Goffman. Conclui-se que a ONG atinge seu objetivo, assim como a maioria dos jovens que terminam o período de trabalho de cerca de 3 anos, pois são contratados por empresas privadas ou iniciam seus estudos acadêmicos em universidadespor
dc.description.abstractThe dissertation adresses the relationship between youngsters who live in the Nova Jaguaré slum, located in the Jaguaré district, in the city of São Paulo’s West side, and the nongovernamental organisation called Instituto Reciclar, located in the same region. The research revealed that the Intituto Reciclar acts as a relevant mediator for the youngsters who live in the slums to overcome the stigma, for, as they are recruted to integrate the production line, it gives them a guarantee that they are ready to be seen with respect by the wealthy residents of the district, which see them as inferior and unworthy individuals. This stigma encourages the youngsters to look for a job in the non-governamental organisation, because they believe they won’t have good work and social ascent opportunities without the endorsement that it promotes. The methodology used to achieve this dissertation was the ethnographic research, according to Clifford Geertz thick description, in the organisation’s head office with interviews made with the youngsters that work for it and with the NGO’s employees. The stigma analysis was based in the studies of Erving Goffman. It can be concluded that the NGO reaches its objective, just as most of the youngsters who finish their work time of around 3 years, since they are hired by private companies or start their academic studies in universitieseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/38445/L%c3%advia%20de%20Campos%20Ferolla.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectEstigmapor
dc.subjectInserção socialpor
dc.subjectYoungsterseng
dc.subjectStigmaeng
dc.subjectSocial inclusioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleInstituto Reciclar: o jovem estigmatizado e sua entrada no mundo normativopor
dc.typeDissertaçãopor
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