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Tipo do documento: Dissertação
Título: Absenteísmo docente em duas escolas do distrito Jardim Ângela do Município de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Docent absenteeism in two schools in the district of Jardim Angela in São Paulo
Autor: Jacinto, Gabriel José 
Primeiro orientador: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa analisa o Absenteísmo docente em duas escolas do distrito Jardim Ângela do Município de São Paulo. Este tema foi desenvolvido como objeto de estudo pela sua importância no cotidiano escolar. Trata-se de ouvirmos os docentes sobre o absenteísmo e buscar compreender as explicações que eles dão às ausências nos dias de aula e às ações da escola para administrar tais ausências. A pesquisa é desenvolvida em duas escolas da rede pública estadual de ensino, localizadas dentro de um mesmo território. A escolha de uma delas se deve pela sua localização em uma região de melhor acesso e com boas condições materiais; e a outra foi escolhida por se encontrar em uma região com piores condições materiais e de difícil acesso, o que nos interessa para melhor analisarmos o fator território em uma relação com a escola. Os professores entrevistados são do 9º ano do Ensino Fundamental I das disciplinas de língua portuguesa e matemática pela carga horária ser maior no currículo. Os professores do 9º ano do Ensino Fundamental I da disciplina de língua estrangeira também foram entrevistados devido à carga horária ser reduzida e, por ser muitas vezes, vista como supérfluo. O 9º ano foi escolhido por ser o ano da conclusão do ciclo 2 e por causa da avaliação do Saresp. As faltas foram pesquisadas entre os anos letivos de 2013 e 2014, pela acessibilidade dos dados nas duas instituições. A pesquisa foi realizada a partir da análise de documentos com o registro de faltas dos professores e pela entrevista com os professores dessas disciplinas. O estudo partiu das definições de território e territorialidade segundo Haesbaert, empregou ideias de Nóvoa sobre a profissão docente, de Tardif sobre a reflexão dos saberes docente e as características do trabalho docente e do papel social da escola abordado por Sacristán
Abstract: This research analyzes the docent absenteeism in two schools in the district of Jardim Angela at the town of São Paulo. This theme was developed as a study object for its importance in everyday school life. It is about listening to the docents about the absenteeism and try to comprehend the explanations that they give to absences on school days and the school actions to manage such absences. The research is developed in two schools of the state public education system located within the same territory. The choice of one of them is due for its location in an area of better access and with good material conditions; And the other one was chosen for being located in an area with worse material conditions and difficult acces, which interest us to better analyze the territory factor in a relation with the school. The teachers interviewed are from 9th grade of Elementary School I of Portuguese language and mathematics disciplines once the workload is heavier on their curriculum. Teachers of 9th grade of Elementary School I of foreign language discipline were also interviewed due to the reduced workload and, for being often seen as superfluous. The 9th grade was chosen for being the year of conclusion of cycle 2 and because of the assessment of Saresp. Absences were researched between school years of 2013 and 2014, by the accessibility of informations of two institutions. The research was conducted by the analysis of documents with the teachers' absenteeism recording and the interviews with teachers of respective subjects. The study was based on territory and territoriality definitions according to Haesbaert, it applied ideas of Nóvoa on the docent profession, on Tardif about the reflection of docent knowledge and the characteristics of docent work and the school social role approached by Sacristan
Palavras-chave: Absenteísmo docente
Professores -- Atitudes
Distrito Jardim Ângela, São Paulo
Docent absenteeism
Territory
District of Jardim Angela in São Paulo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Jacinto, Gabriel José. Absenteísmo docente em duas escolas do distrito Jardim Ângela do Município de São Paulo. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18926
Data de defesa: 30-Mar-2016
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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