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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1897
Tipo do documento: Tese
Título: O Pantocrator de Claudio Pastro: importância e atualidade
Autor: Tommaso, Wilma Steagall de 
Primeiro orientador: Ponde, Luiz Felipe
Resumo: Esta pesquisa aborda o Pantocrator, a imagem do Cristo em Glória. Relativamente desconhecida no Brasil, país onde o barroco é a arte religiosa mais característica, esta imagem é tema central na obra de Claudio Pastro, artista plástico brasileiro, que há mais de trinta anos coloca, nas igrejas que projeta, o Cristo Pantocrator, cujo tipo simbólico se diferencia da arte naturalista do barroco que, por tradição, destaca o Cristo crucificado. A partir de uma série de entrevistas concedidas pelo artista, nas quais falou sobre sua formação, influências que marcam sua obra e sua motivação para fazer Pantocrators, este trabalho buscou a origem da imagem de Jesus, Deus dos cristãos, e também o único a ser retratado dentre as religiões Abrâmicas, não sem controvérsias, encontrando o Majestas Domini, o tipo Pantocrator do Ocidente medieval, influência significativa para o artista, chegando na representação de Deus, sua permissão e implicações religiosas e políticas ao longo de séculos, para finalmente alcançar a contemporaneidade, com os movimentos de arte moderna e os acontecimentos pré e pós Concílio Vaticano II, com o objetivo de entender a coerência da imagem do Pantocrator nas igrejas do Brasil e, consequentemente, compreender as razões de o Pantocrator, um tipo característico da arte da Igreja do Primeiro Milênio, reaparecer nos dias de hoje
Abstract: This research explores the Pantocrator, the depiction of Christ in Glory relatively unkown in Brazil, where the barroque is the most common art religious and portrays Jesus crucified. Claudio Pastro is a Brazilian artist who has for over thirty years placed the Christ Pantocrator as a central theme in the churches he designs. The starting point was a series of interviews with the author on his background, influence and motivation towards Pantocrators. This study searched for the image of Jesus, God of the Christians and the only to be portrayed among the Abrahamic religions, although not without controversy. Later it studies the Majestas Domini, the Pantocrator from the west with major influence in the artist, achieving the representation of God with religious and political implications throughout the centuries to finally achieve contemporaneity with movements of modern art and the occurrences before and after the Second Vatican Council. The objective is to understand the meaning of the Pantocrator image in the Brazilian churches as well as the reasons why an art style from the first century reappears today
Palavras-chave: Pantocrator
Arte Sacra
Concílio VaticanoII
Claudio Pastro
Sacred Art
Second Vatican Council
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Tommaso, Wilma Steagall de. O Pantocrator de Claudio Pastro: importância e atualidade. 2013. 307 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1897
Data de defesa: 13-Jun-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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