Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19054
Tipo: | Dissertação |
Título: | América Latina nos livros didáticos do ensino médio: uma análise sob a perspectiva da Geografia Política |
Título(s) alternativo(s): | Latin America in textbooks of high school: an analysis from the perspective of Political Geography |
Autor(es): | Martins, Claudio Roberto Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Buitoni, Marisia Margarida Santiago |
Resumo: | Buscando contribuir com as discussões a respeito da atualidade e a diversidade das abordagens sobre a Geografia Política, pretendemos identificar e analisar a importância da Geografia Política para a Ciência Geográfica no contexto das transformações políticas e sociais ocorridas no século XXI com o recorte específico sobre a América Latina. Por meio do estudo teórico discutiremos as transformações conceituais e as principais referências para a construção da Geopolítica e Geografia Política para a ciência geográfica. A partir dai, discutiremos a contribuição de conceitos como território e política dentro da geografia e a validade de novos agentes sociais na construção da Geopolítica Crítica. O embasamento teórico auxiliou a leitura e a compreensão da Geografia Política na América Latina, suas questões territoriais e políticas e sua representação no livro didático de geografia do ensino médio da rede estadual de São Paulo |
Abstract: | This work aims to contribute to discussions about the present and the diversity of geopolitical approaches. We intend to identify and analyze the importance of geopolitics to the Geographic Science in the context of political and social changes occurring in the twenty-first century with the specific focus on Latin America. Through the theoretical study we will discuss the conceptual changes and the main references for the construction of Geopolitics and Political Geography for the geographical science. From there, we will discuss the contribution of concepts such as territory and politics within the geography and the validity of new social actors in building the Critical Geopolitics. The theoretical basis helped to read and understanding of geopolitics in Latin America, its territorial and political issues and its representation in the textbook of geography high school of the state of São Paulo |
Palavras-chave: | Geografia política Geopolítica crítica Ensino médio Political geography Geopolitics critical High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia |
Citação: | Martins, Claudio Roberto Ribeiro. América Latina nos livros didáticos do ensino médio: uma análise sob a perspectiva da geografia política. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Geografia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19054 |
Data do documento: | 15-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudio Roberto Ribeiro Martins.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.